Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/13 às 11h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

São Sebastião desenvolve programa contra o tabagismo

COMPARTILHAR

Cerca de três mil pessoas deixaram de fumar no ano passado

Aproximadamente três mil pessoas deixaram de fumar no Distrito Federal no ano passado, graças ao Programa Anti-Tabagismo da Secretaria de Saúde. A expectativa para esse ano é que o número seja ainda maior. Por isso, a Coordenação Geral de Saúde São Sebastião (CGSS) reúne, em média, grupos de 20 pessoas por mês que pretendem abandonar o cigarro de uma vez por todas.

No CGSS, as reuniões acontecem toda quarta-feira no auditório do centro de saúde, a partir das 14h. Os encontros envolvem palestras de apoio, consultas médicas, odontológicas e psicológicas, além da distribuição de medicamentos fornecidos pelo programa Anti-tabagismo do Ministério da Saúde/INCA/SES/DF.

O ciclo de palestras de cada grupo é de cinco semanas, com sessões de manutenção quinzenais e mensais, com capacidade de atendimento de até 20 pessoas por grupo. Todos os pacientes são acompanhados durante um ano.

As pessoas que querem parar de fumar devem procurar a enfermeira responsável Isabel ou comparecer na próxima reunião, que está marcada para o dia 20 de novembro no centro de saúde.

Para o tratamento anti-tabagismo, as regionais são compostas por equipes multidisciplinar de médicos, odontólogos, psicólogos, auxiliar de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.


Por Marina Ávila, da Agência Saúde DF

Atendimento à Imprensa

(61)3348-2547/2539 e 9862-9226