Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/14 às 17h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

São Sebastião promove dia dedicado à saúde do homem

COMPARTILHAR

População masculina poderá fazer exames e testes rápidos de DSTs

 

BRASÍLIA (05/12/14) – A Regional de São Sebastião promove, neste sábado (06), um dia de atividades dedicadas à saúde do homem no Centro de Saúde  n°1 da cidade. O objetivo da jornada é quebrar o preconceito e o medo que a população masculina costuma ter de procurar os serviços de saúde de forma preventiva.

A programação começa às 8h e vai até às 16 horas. Os homens que forem ao local vão poder fazer exames de colesterol, glicemia, triglicerídeos, testes rápidos de DSTs e aprender mais sobre doenças. Além disso, vão receber a Cartilha do Homem, que aborda diversos temas ligados à mortalidade masculina e suas formas de prevenção.

O foco das atividades é na saúde integral da população masculina. Por isso, entre as atividades está prevista, também, a distribuição de folderes que explicam a importância dos homens como pais, maridos e parte da sociedade.

A gerente de Políticas e Programas, Charleny Mangolin, ressalta ainda a importância das atividades de prevenção de mortes. “Em São Sebastião, a maioria dos óbitos masculinos são de causas externas, principalmente acidentes de trânsito e assassinatos, por isso, fechamos parcerias com o DER e o CRAS que vão dar palestras no centro.”

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai falar sobre prevenção de acidentes de trânsito e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) falará sobre o serviço desenvolvido na unidade, que procura fortalecer a função de proteção das famílias, promovendo o diálogo e reforçando direitos.

Promover a saúde do homem é um dos pilares na regional de São Sebastião, que conta com alguns dias de horário de atendimento estendido no CS n°1, das 19h às 21h, para que os trabalhadores possam ser consultados por um médico. A gerente de Políticas e Programas da Regional garante que mais médicos se dispuseram a oferecer consultas em horário noturno, caso as atividades de amanhã gerem demanda.

Atendimento

As atividades de promoção da saúde do homem vão ocorrer neste sábado, 6, no CS n° 1 da cidade. Haverá ações tanto no estacionamento da unidade, ao lado da Casa de Parto, quanto dentro, onde serão realizadas as palestras.

O Centro de Saúde nº 1 de São Sebastião fica no Centro de Múltiplas Atividades Conjunto 10 (ao lado da Regional de Saúde), no centro da cidade. 

Leia também...