Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/13 às 17h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde apresenta balanço das ações de 2013 e metas para 2014

COMPARTILHAR

Mais de 11.700 servidores foram nomeados pela SES/DF


Dirigentes de todos os setores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) apresentaram nessa quinta-feira (12), os resultados das ações de 2013 e as iniciativas para o próximo ano. O evento contou com a participação do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, do secretário-adjunto, Elias Miziara, subsecretários, coordenadores gerais de saúde, agentes de planejamentos da Comissão de Gestão Estratégica e convidados.

Dentre as obras realizadas em 2013, destacam-se a inauguração de quatro Clínicas da Família (Quadra 302 de Samambaia, Quadra 308 do Recanto das Emas, Nova Colina e Sobradinho II, em Sobradinho) e a reforma de nove Unidades Básicas de Saúde (UBS). São elas: Centros de Saúde (CS) nº 01 e 05 do Gama e UBS Ponte Alta; CS 09 e 10 de Ceilândia; UBS Engenho Velho e Posto de Saúde Rural (PSR) Córrego do Ouro em Sobradinho; PSR Rio Preto e PSR São José em Planaltina.

No quesito recursos humanos, a Saúde nomeou 11.773 servidores efetivos e convocou 2.522 funcionários por contrato temporário, no período de 2011 a 2013. A implantação do ponto eletrônico nas Coordenações Gerais de Saúde e Unidades Especiais também foi abordada durante o encontro. Neste ano, o sistema digital foi instalado na Administração Central, Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), Hospital Regional do Guará (HRGu), Coordenação do Núcleo Bandeirante, Park Way e Riacho Fundo (CNBPWRF), (COMPP), Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Diretoria de Vigilância Ambiental (DIVAL), Laboratório Central (LACEN), Diretoria de Saúde Ocupacional (DISOC), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Farmácia de Alto Custo da 102 Sul, Hospital Regional de Sobradinho (HRS), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), entre outros. Somente em 2013, do total de 34.500 servidores efetivos, foram cadastrados pelo ponto eletrônico 19.029, o equivalente a 55,16%.

O subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencount, destacou o Plano de Recuperação dos hospitais públicos do DF na atual gestão. “Todas as salas cirúrgicas estão abertas, todos os leitos de internação estão disponibilizados. Aumentamos mais de 150 leitos de terapia intensiva. Atualizamos e reformamos todos os prontos-socorros, abrindo salas vermelhas e implantando o Acolhimento e a Classificação de Risco”, afirmou.

Outro avanço em 2013, foi a ampliação da cobertura da Atenção Primária. O Distrito Federal recebeu 62 médicos pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Com a chegada dos profissionais a capacidade de atendimento da Estratégia Saúde da Família aumentou. A expectativa para o início de 2014 é convocar mais 35. Também merece destaque o crescimento das equipes de saúde bucal, que em 2010 eram 22 e nesse ano, foi para 73 e das equipes de atenção domiciliar que saltaram de 10, em 2010, para 15, em 2013.

O chefe da Assessoria de Comunicação da SES/DF, Leonardo Ribbeiro, apresentou o balanço de ações do setor em 2013. Dentre as melhorias estão: criação de novos canais de comunicação; aquisição de equipamentos e investimento em recursos humanos; trabalhos em conjunto com outros setores, como campanhas publicitárias, padronização visual de unidades de saúde, Prêmios SES/DF de Jornalismo e Reconhece SES, entre outros.

Dentre as iniciativas a serem desenvolvidas em 2014, destaca-se a melhoria da infraestrutura das unidades de saúde, como reformas, ampliações e construções, a fim de qualificar o acesso aos serviços de saúde. Uma das medidas é a conclusão do processo licitatório de parcerias público-privadas (PPP) para construção de diversas Unidades da Rede de Saúde. São elas: construção do Bloco de Trauma do HBDF; construção do novo Hospital do Gama; construção da Central de Laudos e construção da Usina de Exames.

Para o próximo ano, também estão previstas a construção de seis Clínicas da Família, 16 Academias de Saúde, Clínica da Família da QNR 02 Ceilândia (parceria SES/Casa Civil/Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (SEDHAB); Clínica da Família do Jardim Mangueiral (Programa Morar Bem – Companhia de Desenvolvimento Habitacional) e Clínica da Família do Queima Lençol (Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público/CIPLAN).

Leia também...