Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/20 às 12h28 - Atualizado em 3/11/20 às 14h17

Saúde bucal atende 1,2 mil pacientes na UBS 2 do Gama em quatro dias

COMPARTILHAR

Atividade ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro em comemoração ao Dia do Dentista

 

JOSIANE CANTERLE

 

Uma ação educativa de saúde bucal realizou 1.226 atendimentos na Unidade Básica de Saúde 2 do Gama. A atividade aconteceu entre os dias 26 e 29 de outubro, na área externa da UBS, em parceria com a Uniceplac em comemoração ao Dia do Dentista e à semana da saúde bucal no Brasil.

 

Foto: Divulgação

 

Os usuários que foram até a unidade nesses dias receberam orientações sobre as principais doenças que podem ocorrer na boca e como prevenir. Também foram distribuídos kits de higiene bucal com escova, pasta de dentes e fio dental.

 

“Foi a primeira vez que ocorreu uma ação assim da Odontologia aqui na UBS, de promoção de saúde bucal voltada para a comunidade”, contou a cirurgiã dentista, Raquel Ribeiro Gomes. A profissional também observou que todas as medidas de biossegurança como distanciamento entre as pessoas e higienização das mãos com álcool em gel.

 

A ação aproveitou a movimentação de pacientes que buscavam atendimento na unidade na última semana do Outubro Rosa e as campanhas da multivacinação e a da vacina da poliomielite. “Com isso, a Odontologia se insere no contexto geral de saúde da comunidade, promovendo sua valorização. Afinal, não há saúde sem saúde bucal”, destacou a profissional.

 

A UBS

 

A UBS 2 do Gama dispõe de três equipes de saúde bucal, compostas por dentista e técnico. A unidade tem cinco equipes de Saúde da família, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que são responsáveis pela cobertura sanitária de uma população de 22 mil pessoas.