Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/13 às 19h02 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde capacita profissionais para intensificar notificações de violências

COMPARTILHAR

Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal participaram nessa terça-feira (02) de uma capacitação sobre Notificação de Violências, no Instituto de Saúde Mental, na Granja do Riacho Fundo I. O objetivo é esclarecer médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de serviço social, quanto à importância e a obrigatoriedade de notificar os casos à Vigilância Epidemiológica e aos demais órgãos competentes.

Conceito de violência, legislação específica, fluxo de encaminhamento das fichas de notificação e profilaxia de DST, AIDS e Hepatites, foram alguns dos temas abordados. Os participantes também foram informados sobre o preenchimento das fichas de notificação de casos de violência.

De acordo com a enfermeira do Instituto de Saúde Mental, Alessandra de La Plata, “essas questões são muito relevantes porque a notificação da violência é compulsória e, mesmo assim, os números ainda são baixos, o que nos chama atenção para uma realidade a ser melhorada”. O Programa de Atendimento á Vítimas de Violência (PAV) acaba de ser implantado no Instituto de Saúde Mental.