Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/17 às 19h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Saúde conclui capacitação sobre Regionalização

COMPARTILHAR

Iniciativa teve participação de 240 servidores 

BRASÍLIA (4/4/17) – Um grupo de 240 gestores da Secretaria de Saúde concluiu o Curso de Gestão Regionalizada, instrução que os capacitou para atuarem no processo que compõe o novo método de administração da pasta, denominado de Regionalização, e que foi formalizado por meio do Programa de Gestão Regional da Saúde (PRS). A carga horária foi de 200 horas/aula.

A capacitação, realizada em 16 encontros, foi feita em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), que é ligada à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Nas aulas, encerradas em março, foram discutidos assuntos referentes ao planejamento da saúde pública da capital, como gestão financeira orçamentária, infraestrutura e logística, atenção à saúde, vigilância em saúde e gestão de pessoas, entre outros. Cada uma das sete Regiões de Saúde contou com 30 servidores.

Instituído pela Portaria 37.515/16, o PRS visa promover um modelo de gestão com base na descentralização e fortalecimento da autonomia das Superintendências Regionais e URDs (hospitais de Apoio, Base e São Vicente de Paulo). Assim, a Regionalização será formalizada a partir de acordos de metas e resultados entre a Administração Central da rede junto às Superintendências.

PRÓXIMO PASSO – Segundo Adriano de Oliveira, diretor de Gestão Regionalizada, a partir da conclusão do curso, a próxima etapa é percorrer as regiões para pactuar metas e resultados entre a Administração Central e Superintendências.

“Esperamos que todos os acordos estejam assinados até o final de maio. Após isso, a segunda etapa do processo será iniciada, que é a elaboração dos acordos locais entre as Superintendências e as unidades de saúde de cada Região de Saúde”, finaliza Oliveira.

Clique aqui para conhecer melhor o projeto de Regionalização da Saúde.