Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/13 às 17h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde discute qualidade total e segurança do paciente

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), por meio do Escritório de Projetos Estratégicos (EPE), em parceria com o Corsorci de Salut i Social de Catalunya, promove nesta sexta-feira (1º) discussões sobre o tema “Qualidade Total e Segurança do Paciente”.

O público-alvo do encontro, iniciado nessa quinta-feira, são diretores, gerentes, chefes de núcleos e de unidades, supervisores de enfermagem, facilitadores da Qualidade e Segurança, profissionais do corpo clínico e da equipe multidisciplinar dos hospitais, além de profissionais residentes de diversas áreas.

A consultora Raquel Carrera Goula, enfermeira chefe da Unidade de Qualidade e Comunicação do Consórcio Hospitalar de Vic – Barcelona, afirma que o intuito é trazer sua experiência de mais de 20 anos em qualidade e segurança do paciente para os gestores da SES/DF. “Penso que todos os profissionais que rodeiam a atenção do paciente devem trabalhar de forma coordenada para prestar assistência da melhor forma possível”, diz.

“Nessa reunião de colegiado de diretores dos hospitais regionais, a Subsecretaria de Atenção à Saúde, com o apoio da consultoria inaugura a sistematização da qualidade e segurança do paciente nos hospitais regionais”, afirma o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt.

Na sexta-feira (1º), às 9h, a consultora participará da Mesa Redonda promovida pelo Escritório de Qualidade e Segurança do Hospital de Base do DF, sobre o tema “Qualidade e Segurança do Paciente – aspectos relevantes na prática e no monitoramento”.

A coordenadora técnica de articulação de redes assistenciais da Secretaria de Saúde, Mônica Iassana Reis, diz que a segurança do paciente é uma responsabilidade de todos. “Pretendemos mostrar para os nossos gestores que não deve ser uma política de segurança punitiva”, complementa.

Programa Nacional de Segurança do Paciente
Instituído pela Portaria nº529, de 1º de abril de 2013, publicada no Diário Oficial da União (DOU), do dia 2 de abril de 2013, tem como objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Patrícia Kavamoto

Leia também...