Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/17 às 23h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Saúde do DF e da Ride assinam carta de intenções

COMPARTILHAR

Objetivo é melhorar o fluxo de atendimento e combate ao Aedes aegipty


BRASÍLIA (26/9/17) – O secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, e secretários de Saúde de municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), assinaram, nesta terça-feira (26), uma carta de intenções de modo a integrar ações de saúde entre Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. Uma das propostas do documento é a reativação de câmaras técnicas e reuniões periódicas para firmar compromissos mútuos. “Esse é um momento de aproximação, de construir e pautar o relacionamento daqui em diante”, destacou Humberto Fonseca.

A proposta inicial do encontro, que trouxe a Brasília secretários municipais de saúde e prefeitos de municípios do entorno de Brasília, era discutir uma proposta de ação conjunta de combate ao mosquito Aedes aegipty. “Mas percebemos aqui que temos muito mais coisas em comum para se trabalhar”, ressaltou o diretor de Vigilância Ambiental do DF, Denilson Magalhães.

Durante o encontro, o subsecretário de Vigilância a Saúde, Marcus Quito, apresentou os dados de combate ao mosquito em Brasília, comparando com estados vizinhos e apontando a redução nas notificações. “Tivemos quedas consideráveis se olharmos este ano em comparação ao mesmo período do ano passado: Minas Gerais reduziu 95%, Goiás teve queda de 54,46% dos casos e o DF, 78,37%. Mas precisamos continuar atentos para não repetir em 2018 o que aconteceu em 2016”, frisou.

CONVERSÃO – O encontro também foi pautado pela apresentação do processo de conversão do modelo de atenção primária, já que as mudanças vão trazer impacto para a população da Ride.

“Estamos saindo de um modelo de porta aberta para todo o território, para um modelo que vincula a população descrita. Isso não significa que vamos fechar as portas para quem não é da região, mas significa que vamos prestar o primeiro atendimento a todos que chegarem e depois encaminhá-los ao serviço de sua região”, explicou Alexandra Gouvea, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde do DF, que apresentou os dados de equipes de Saúde da Família das regiões de saúde do DF e também dos municípios do entorno, apontando a que região cada cidade vizinha está vinculada.

O evento ainda teve apresentação do complexo regulador, recém-estruturado na Secretaria de Saúde. “Ele nos permitirá a regulação de forma mais transparente e clara”, disse o diretor do complexo, Sandro Batista.

PARTICIPAÇÃO – Ao final das apresentações, foi aberto espaço para participação dos presentes, que elogiaram, criticaram e também deram sua contribuição para formalizar a carta de intenções.

“Muito boa essa deste evento. Percebo que o que nos falta é qualificar a informação para termos mais agilidade na tomada de decisões de gestão”, disse o superintendente executivo da Secretaria de Saúde de Goiás, Deusdedith Vaz.

Para o médico e secretário de Saúde de Valparaíso, Leonardo Esteves Ramos, o encontro desta terça-feira (26) fez ressurgir a Ride. “Ela estava adormecida desde os meus tempos de estudante e hoje fizemos ela ressurgir. É fato que a melhoria completa da saúde só vai acontecer quando DF e Ride melhorarem”, enfatizou.

Confira a galeria de fotos.