Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/13 às 19h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Saúde entrega posto reformado no Núcleo Rural Rio Preto

COMPARTILHAR

Uniddes de Pipiripau e Santos Dumont também passarão por obras

O posto de saúde do Núcleo Rural Rio Preto, localizado a 32 quilômetros de Planaltina, foi entregue à comunidade nesta sexta-feira (20), pelo secretário de Saúde, Rafael Barbosa, após passar por reformas.

Esta foi a segunda inauguração de posto de saúde na área rural de Planaltina, em menos de dois meses. No mês passado foram concluídas as obras da unidade de atendimento da Secretaria de Saúde no Núcleo Rural São José.

Segundo o secretário Rafael Barbosa, essa ação continuada faz parte do esforço concentrado do governo para recuperar toda a rede. “Temos dado atenção a área rural. E ainda faremos reformas em outros postos de saúde de Planaltina para atender melhor a população”, disse o secretário ao informar que as próximas obras serão feitas nos postos dos núcleos rurais Pipiripau e Santos Dumont.

Para a coordenadora da regional de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, nunca se investiu tanto em tão pouco tempo na regional de Planaltina. “A nossa proposta é revitalizar a estrutura física para atender melhor a população”, destaca.

A aposentada Maria das Dores Dantas, moradora do Núcleo Rural Rio Preto, comemora a entrega do posto. “Estou muito feliz com a reforma. É uma grande conquista para a nossa comunidade”, diz.

O posto do Rio Preto atende cerca de 2,4 ml moradores da região. A equipe do Programa de Saúde da Família presta assistência à população com consultas médicas e de enfermagem, pré-natal, puericultura, visita domiciliar, administração de medicamentos, curativos, vacina, atendimento a grupos de hipertensão e diabéticos.

Balanço
Em dois anos e meio a SES/DF investiu mais de R$ 6 bilhões em reformas de 30 centros de saúde (metade da rede), construção de sete clínicas da família e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Os prédios passaram por reformas importantes na rede hidráulica, elétrica, além de pintura geral e a readequacão dos espaços físicos para atender melhor a população.

Dando continuidade a qualificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão reformados os Centros de Saúde do Lago Sul, e na sequência, os Centros de Saúde 08 de Ceilândia e 02 do Núcleo Bandeirante. A subsecretária de atenção primaria à saúde, Rosalina Sudo, adianta novas melhorias para os próximos meses em mais duas regiões administrativas. “Os Centros de Saúde de Planaltina e da Asa Sul também estão com reformas programadas, mas ainda sem data prevista para o inicio das obras”, disse a subsecretária.