Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/21 às 16h39 - Atualizado em 14/02/21 às 14h54

Saúde esclarece priorização na vacinação contra a Covid-19 à comissão da CLDF

COMPARTILHAR

Gestores da pasta receberam os deputados Jorge Viana e Fábio Félix no local onde ficam estocadas as vacinas

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Saúde esclareceu as estratégias de vacinação adotadas no DF – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A Comissão de Fiscalização da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) esteve no parque de apoio da Secretaria de Saúde na manhã desta quinta-feira (28). Os deputados Jorge Viana (Podemos) e Fábio Felix (PSol) pediram informações e receberam esclarecimentos da Secretaria de Saúde sobre as estratégias da vacinação contra a Covid-19 no DF, principalmente sobre a priorização dada aos trabalhadores da área de saúde, sem distinção de categorias.

 

Os deputados visitaram a Rede de Frio Central, onde ficam estocadas todas as vacinas recebidas pela pasta, no almoxarifado e na farmácia central. O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, acompanhou a comissão e considerou que “a visita foi muito boa, amistosa e amigável”. Acrescentou que os pontos questionados “foram muito válidos”, e que “a Secretaria de Saúde está de portas abertas para receber qualquer instituição ou órgão que queira conhecer nossos processos de trabalho”.

 

Durante a visita, os parlamentares questionaram a priorização dos profissionais de saúde neste primeiro momento da vacinação. Foram esclarecidos de que Secretaria está seguindo as estratégias do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que no primeiro momento, priorizou os trabalhadores da saúde. O secretário adjunto também esclareceu que o quantitativo de doses que chegaram ao Distrito Federal é insuficiente para vacinar todos os grupos prioritários, “mas iremos dar início ao grupo de idosos, logo”.

 

A Rede de Frio é o local onde ficam armazenadas as doses de todas as vacinas ofertadas no SUS-DF – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O objetivo da visita dos deputados foi fiscalizar a estratégia de vacinação contra Covid-19 no DF e verificar os estoques de insumos. Eles foram recebidos por membros do Comitê de Vacinação contra Covid-19 da Secretaria de Saúde.

 

De acordo com Petrus Sanchez, receber outros órgãos e instituições que queiram fazer fiscalização, vistorias ou receber esclarecimentos é papel do serviço público. Além disso, a pasta reconhece a importância da Câmara Legislativa neste momento de pandemia, tendo em vista que é um órgão comprometido nas suas atribuições e funções.

 

Estoques

 

Após os questionamentos e a visita na Rede Central de Frio, os distritais visitaram o Almoxarifado Central e a Farmácia Central, onde verificaram que há estoques suficientes de insumos e medicamentos.

 

Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

“Os estoques estão todos de acordo. Os insumos são conferidos diariamente pela Subsecretaria de Logística, com relação ao quantitativo e de acordo com necessidade do DF. Por isso, as distribuições são racionais ao ponto de evitar desperdícios, isso tem sido feito com muito primor. Parabéns à Secretaria adjunta de Gestão e à Sulog por estarem colaborando muito com a assistência”, finaliza.