Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/02/14 às 10h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde instala placas de identificação em 90 unidades

COMPARTILHAR

Informações sobre as escalas médicas de cada setor e os nomes das respectivas alas

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) investiu R$ 480 mil em recursos visuais nas unidades de saúde. Trata-se de placas interativas para informações nas áreas internas das unidades, como as escalas médicas de cada setor e os nomes de cada ala. As novas placas começaram a ser instaladas no dia 29 de janeiro e a expectativa é que até o fim de março todas as 90 unidades, incluindo Centros de Saúde, Unidade Básica de Saúde e Clínicas da Família sejam identificadas.

A primeira unidade que recebeu o novo padrão visual foi o Centro de Saúde nº 12, na Asa Norte. O CSB12, que serve de apoio ao atendimento dos pacientes classificados como “verdes” e “azuis” do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), recebeu um totem iluminado, quadros internos de avisos e placas indicativas em cada setor. Para o Coordenador de Saúde da Asa Note, Renato Teixeira, a nova “cara” do CSB12 já surtiu um efeito positivo. “Antes os pacientes reclamavam de não entender onde estava cada setor. Agora eles já acham os lugares com mais facilidade, sem ter que perguntar para todo mundo”, disse.

A responsável pela implantação das novas placas, Monica Paiva, acredita que a soma desse trabalho ao das reformas feitas desde 2011 e as que ainda estão previstas para as unidades de saúde resultará em facilidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com um atendimento cada vez melhor e os hospitais bem sinalizados, a população ganha muito”, disse.

Monica também explica que, a partir do atual Manual do SUS de padronização, as nomenclaturas antigas serão substituídas pelas novas. Os antigos Postos de Saúde, por exemplo, serão trocados por “Centro de Saúde” nas placas indicativas, que ficam próximas à unidade. As Clinicas da Família serão as próximas a receberem as novas placas.

Por Lucas Carvalho, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...