Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/21 às 18h38 - Atualizado em 19/02/21 às 15h07

Saúde lança plataforma de agendamento para segunda dose da vacina contra Covid-19

COMPARTILHAR

Agendamento para a segunda dose da CoronaVac entre os dias 22 e 26 de fevereiro já está disponível

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações e proporcionar maior comodidade para os usuários, a Secretaria de Saúde lançou, nesta quinta-feira (18), o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19, que poderá ser realizado pela internet, no site vacina.saude.df.gov.br.

 

Plataforma foi apresentada em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Através do site, o usuário poderá escolher a data e o local de vacinação. Neste primeiro momento serão disponibilizadas 18.900 vagas para a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac que estão agendadas no cartão de vacina entre os dias 22 e 26 de fevereiro. A aplicação será nos drive-thrus”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (18), no Palácio do Buriti.

 

No sistema, o interessado deve preencher alguns dados como nome completo, data de nascimento, CPF, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante.

 

Okumoto destacou, em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, que o Distrito Federal começou a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac, no último dia 8, e que as vacinas para a segunda dose foram guardadas a fim de assegurar a imunização completa.

 

Agendamento será para vacinação em pontos de drive-thru – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
“É de extrema importância agendar a segunda dose da vacina, pois só a primeira dose não garante a imunização completa. É necessário tomar a vacina no período correto”, informa o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

 

Plataforma

 

Segundo a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga, a plataforma de agendamento vai agilizar o processo de vacinação de toda a população e evitar longas filas, como foram vistas assim que foi iniciada a vacinação contra Covid-19.

 

“Além de evitar o desconforto e a espera de horas, o usuário poderá agendar sua vacina mais perto de casa, na região de saúde que considerar mais cômoda. Em contrapartida, isso vai ajudar na logística, na organização da entrega das doses e na agilidade das aplicações, sem aglomerações”, afirma.

 

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as 162.560 doses recebidas da CoronaVac foram divididas em primeira e segunda doses. A dose 2 da CoronaVac deve ser aplicada em intervalo de 14 a 28 dias. Já a Oxford/AstraZeneca tem intervalo maior, de até 90 dias. Por isso, ainda não tem agendamento disponível para a vacina do laboratório europeu.

 

O objetivo, futuramente, é abrir o agendamento para todas etapas da vacina. No entanto, isso dependerá da chegada de novas doses ao Distrito Federal.

 

O passo a passo de como se cadastrar pode ser consultado aqui.

 

O DF já recebeu três remessas da vacina CoronaVac, totalizando 162.560 doses. Também foram recebidas 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.