Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/14 às 20h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde leva assistência médica para moradores do Núcleo Rural Chapada

COMPARTILHAR

Médicos e enfermeiros da Regional de Saúde de São Sebastião percorreram 36 quilômetros de estrada de terra, na BR 251, para atender 45 crianças, adultos e idosos nessa sexta-feira (31), durante ação realizada no Centro Comunitário do Núcleo Rural Chapada.

Os moradores tiveram oportunidade de aferir a pressão arterial e glicemia, além de obter diagnósticos de verminose, hipertensão arterial, diabetes, cardiopatia e problemas renais. Ruan Tavares, de 26 anos, que trabalha na comunidade de Cachoeira, foi encaminhado para o Hospital do Paranoá para uma pequena cirurgia na unha do dedo indicador direito que estava encravada. “Fiquei muito satisfeito pois estava com medo de ter que amputar o dedo de tão feia que estava esta unha”, afirmou.

A partir da próxima semana a localidade contará com um médico da família, que prestará atendimento as quartas e quintas-feiras, no Núcleo Rural de Chapada.

Também estão sendo programadas palestras educativas sobre temas como combate a dengue, tabagismo, Doenças Sexualmente Transmissíveis, prevenção, reprodução humana, saúde da mulher, da criança e do idoso entre outros programas.

“Para quem tem muitos filhos como eu, fica quase impossível sair daqui para a cidade. Com o atendimento médico aqui temos muito que agradecer. O atendimento é de melhor qualidade, a comunidade aqui da Chapada está muito feliz e agradecida por tudo ”, disse Sônia dos Passos, de 44 anos, que foi em busca de atendimento médico com os três filhos pequenos.

Adriana Bonfim de 27 anos e moradora do local trouxe suas duas filhas para consultarem pois estavam muito gripadas. “estou achando maravilhoso poder ter um médico aqui para nos consultar pois muitas vezes não temos dinheiro e nem condições de sair daqui para ir a São Sebastião a procura de atendimento”.

Valmir Barbosa, 42 anos, tetraplégico e cadeirante, disse que é um dos que precisava pagar R$ 100,00 toda vez que precisa ir à cidade. “ Só Deus e a boa vontade dessa equipe de saúde podem fazer um milagre desses acontecer por aqui”, disse emocionado.

Joana da Silva, de 61 anos, moradora da Núcleo há seis anos, disse que muitas vezes ia um dia antes para São Sebastião para estar cedo no Centro de Saúde. “É uma benção poder contar com esta equipe de saúde aqui.” Estou muito agradecida a todos”, finaliza Joana.

O médico Hector Jesus, afirmou gostar muito de prestar este tipo de atendimento. “Uma população tão carente como os trabalhadores da terra, nos buscam em prol de uma vida melhor. Sinto-me satisfeito em cumprir o meu papel de médico, seja aonde for”, ressalta o médico.

Segundo o coordenador da Regional de Saúde de São Sebastião Marcus Costa, “levar a saúde a todos os seguimentos da população é uma das ações da SES/DF. Levar a Saúde onde o povo está é a nossa meta” completa o médico”, destaca.

Por Marina Ávila, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226