Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 12h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde leva assistência odontológica para 14 mil estudantes do Gama

COMPARTILHAR

Ministradas palestras, aplicação de flúor e entrega de Kit com escovas de dentes e fio dental

A Coordenação de Odontologia da Regional de Saúde do Gama deu início, no mês de   setembro, às ações do segundo semestre de 2013  em  21 escolas públicas  da Região Administrativa, cadastradas no Programa Saúde nas Escolas do Ministério da Saúde.  Foi realizado o levantamento das necessidades, das atividades educativas e preventivas tais como a escovação supervisionada. De outubro até novembro, as ações serão intensificadas e cerca  de  14 mil  alunos, na faixa etária de seis a 15 anos de idade,  terão a assistência na especialidade.

De acordo com o coordenador de odontologia da Regional, Paulo Alcântara Macedo,  durante as visitas nas escolas são  ministradas palestras, aplicação de flúor e entrega de Kit com escovas de dentes e fio dental para os estudantes , “o objetivo é trabalhar na prevenção para reduzir a ocorrência de cáries nessa  faixa etária.Também oferecemos  exame bucal e caso seja identificada a necessidade de tratamento dentário, o aluno é encaminhado para atendimento na atenção básica de referência, seguindo o grau de prioridades  do centro de saúde” explicou o odontólogo.

A dona de casa, Mônica Gonçalves Lisboa, relata que a filha, Renata da Silva Gomes, de 14 anos, faz tratamento no centro de saúde 03 e que ela foi avaliada pela equipe na escola e encaminhada para o tratamento, “o atendimento foi rápido, o centro de saúde entrou em contato comigo explicou a situação da minha filha, a consulta foi marcada e desde o começo de setembro ela é atendida. A equipe liga informando os dias das consultas e para saber como está o andamento da realização dos exames. Os profissionais são atenciosos, vejo que minha filha está bem assistida pelo governo”.

Dentista do CSG03, José Martins Lemos, informa que as visitas nas escolas são periódicas e existe uma parceria com os professores para que todas as orientações preventivas sejam reforçadas junto aos alunos, “nas palestras enfocamos o uso racional do uso do açúcar, escova de dente adequada, uso de fio dental e a importância da alimentação saudável para evitar a formação de cáries”, explicou o dentista.

17 odontólogos, técnicos de higiene bucal e agentes comunitários de saúde das unidades básicas do Gama participam  das ações pelo  programa. 

Eliane Simeão