Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/13 às 19h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde leva atendimento odontológico para moradores na zona rural de Planaltina

COMPARTILHAR

Van Odontológica já recebeu 615 crianças e adultos


A Van Odontológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal está atendendo a população da área rural de Planaltina. No Núcleo Rural Rio Preto, onde a unidade está estacionada há dois meses, 215 pessoas já foram triadas e 50 iniciaram o tratamento.

Antes de Rio Preto a Van Odontológica parou no Posto Rural de São José, a 54 quilômetros de Planaltina, onde foram realizados 400 atendimentos. Além do tratamento dentário, os moradores têm oportunidade de assistir a palestras sobre escovação e recebem kits de higiene bucal.

Segundo a diretora da Atenção Primária da Regional de Saúde de Planaltina, Maria Jacinta Oliveira, na área rural existe uma grande demanda e carência de dentistas. ”Esse serviço permite o atendimento à comunidade, além de prevenir a saúde bucal”, diz.

De acordo com o coordenador de Odontologia da regional de Planaltina, Luiz Eugênio da Silva, o atendimento é realizado em crianças e adultos e os procedimentos que não sãorealizados pela equipe da Van são encaminhados para o Centro de Saúde N° 1 de Planaltina e outras unidades.

Para a dona de casa Sirlene Santos, a iniciativa do GDF foi ótima. “Não tinha acesso a esse tipo de serviço, nem me lembro quando fui ao dentista”, diz.

A Van é adaptada com um consultório odontológico com todos os equipamentos necessários para o atendimento básico. A equipe é formada por um dentista e uma técnica bucal.

Entre os procedimentos realizados estão restauração, extração, limpeza e aplicação de flúor. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A van fica em Rio Preto até fevereiro. Depois volta para o Posto Rural de São José.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226