Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/03/18 às 17h46 - Atualizado em 20/08/18 às 20h14

Saúde Mental

A Diretoria de Saúde Mental do Distrito Federal (DISAM) é uma unidade orgânica de assessoramento superior, subordinada à Coordenação de Redes e Integração de Serviços, da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde – SAIS. Tem como principais atribuições: 1) propor e participar da formulação de políticas públicas, planos e programas estratégicos para a Saúde Mental do DF, compatibilizando-as com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental emanadas do Ministério da Saúde; 2) promover e participar de estudos que visem à reorientação e reestruturação da Saúde Mental no âmbito do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal, SUS – DF, buscando a oferta de ações de saúde às pessoas com transtornos mentais, incluindo-se aqueles decorrentes do abuso ou dependência de substâncias psicoativas, 3) propor e acompanhar a aplicação de indicadores para a avaliação dos Serviços de Saúde Mental. Além de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde, o DF possui o seu próprio Plano Diretor de Saúde Mental do Distrito Federal. Caso tenha dúvida quanto às demandas de saúde mental, acesse a nossa Cartilha de orientação em Saúde Mental.

 

Serviço

A Rede de Atenção em Saúde Mental compreende desde o SAMU, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais Regionais, Instituto de Saúde Mental e Hospital São Vicente de Paulo. Conheça a lista completa de servicos e unidades em Saude Mental.

 

Público-Alvo

Qualquer pessoa que sinta necessidade de atendimento e serviço na área da saúde mental. 

 

Atendimento

Requisitos para consulta (CAPS): ser morador do DF.

Acolhimento: não é necessário agendar

Documentos necessários para cadastro: identidade e comprovante de residência.

Prestação do serviço: presencial

Principais serviços: Ambulatório, trabalhos em grupo, emergência e leitos psiquiátricos

Prioridade de atendimento: Gestantes e os extremos de idade também são considerados fatores de agravos a saúde, assim, pacientes em qualquer idade gestacional, idosos e crianças com idade inferior a 6 meses têm prioridade de atendimento

Horário de atendimento: Abrangência dos CAPS no Distrito Federal

 

132 Viva Voz – Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção do Uso Indevido de Drogas:
O atendimento telefônico do Ligue 132 é gratuito e aberto à toda população brasileira. O serviço funciona 24h por dia.
O VIVAVOZ é um serviço telefônico (Call Center) gratuito e anônimo, produto de uma parceria entre a SENAD e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), SESI e SEBRAE. Presta informações científicas sobre drogas, oferece apoio gratuito para familiares de usuários de drogas e indica locais de tratamento, conforme a conveniência do cliente. O serviço é nacional e completou 13 anos.

 

Estrutura

Diretoria de Serviços de Saúde Mental


Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde – SAIS

Diretoria de Serviços de Saúde Mental

Diretor(a):

Telefone: 2196-3716 e 99108-7835

E-mail: disam.coris@saude.df.gov.br

Atendimento: 08h às 12h e 14h às 18h

Gerência de Serviços de Saúde Mental

Gerente: Giselle de Fátima Silva
Telefone: 9 9108 7835