Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/13 às 19h23 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde na Escola: exames de acuidade visual e alerta contra obesidade

COMPARTILHAR

Programa beneficiará mais de 60 mil estudantes no DF

Prevenção da obesidade e cuidados com a saúde ocular são os focos da Semana de Mobilização Saúde na Escola, lançada nesta segunda-feira (11), no Centro Educacional Fundamental 01, na Vila Planalto, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa. “Esse é mais um programa importante do Governo Federal, que está sendo reforçado em nossa gestão. Trata-se de um programa que já existia em 25 escolas e 10 mil crianças eram beneficiadas. Com essa adesão, as atividades serão desenvolvidas em 62 escolas, atingindo mais de 60 mil crianças”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

De acordo com o secretário, o objetivo principal dessa parceria é a promoção e a prevenção de agravos à saúde e doenças nas crianças. Em seu discurso, Rafael Barbosa, parabenizou o ministro Alexandre Padilha, em implantar políticas públicas no DF.

“A saúde não deve acontecer só dentro do hospital, mas tem que ser levada para onde as pessoas estão. No caso das crianças, para dentro da escola”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No lançamento, o ministro assinou a portaria que habilita o GDF ao Projeto Olhar Brasil, com ações voltadas à atenção oftalmológica e tratamento integral nessa área. A iniciativa funciona de forma integrada ao Programa Saúde na Escola, reforçando o atendimento aos estudantes que apresentarem problemas de visão.

Semana Saúde na Escola

Alunos do ensino fundamental e médio da rede pública do DF terão oportunidade de fazer exames de acuidade visual e medição antropométrica (pesar, medir e calcular o IMC), além receber orientações sobre a prevenção da obesidade infantil. A Semana Saúde na Escola – uma mobilização nacional, dos Ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo dar início a atividades que devem ser aplicadas durante todo o ano.

Durante a semana, os alunos da rede pública também vão poder tirar dúvidas sobre higiene bucal, saúde sexual e reprodutiva, educação física e malefícios causados pelo consumo de drogas. A mobilização é para alertar os jovens sobre a importância das boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto na escola, como na formação da cidadania. Após as avaliações feitas ao longo da semana, as visitas dos profissionais de saúde permanecem durante o ano letivo para acompanhamento.

Participaram da organização das atividades os núcleos de Saúde do Adolescente e da Criança, as coordenações de Endocrinologia e de Hipertensão, Oftalmologia, Odontologia e as Gerências de Práticas Integrativas da SES/DF e de Nutrição.

O Programa

O Programa Saúde na Escola visa promover atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino. As ações do Programa são realizadas ao longo do ano letivo.

Patrícia Kavamoto