Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/13 às 22h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Saúde nomeia 81 técnicos de laboratório

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (22), traz a publicação e nomeação de 81 técnicos em hematologia e hemoterapia, que atuarão nos laboratórios, de acordo com as necessidades das coordenações gerais de saúde.
O coordenador da Hematologia da SES/DF, Alexandre Caio, esclarece que os laboratórios na rede há muitos anos tinham carência de profissionais nesta área.

Segundo ele, o técnico em hemoterapia é responsável pela execução da transfusão de sangue e realização de exames de compatibilidade sob a supervisão do médico hematologista e hemoterapeuta e do biomédico. O profissional também coleta o sangue, faz as provas transfusionais, transporta o sangue até o paciente nas enfermarias, realiza o controle da temperatura e armazenamento do sangue.

O técnico de hematologia, conforme o coordenador, é responsável pelo estudo e coleta do sangue de pacientes hematológicos portadores de leucemia,linfomas, mielomas e anemias bem como pela transfusão de sangue e distribuição para toda rede.

Para o coordenador de Hematologia da SES/DF, os novos servidores vem preencher uma lacuna nos laboratórios da rede pública, já que era preciso pagar horas-extras e realizar contratações temporárias para garantir o funcionamento do serviço. “Com estes servidores a SES vai economizar, além de oferecer mais qualidade e atenção aos pacientes”, destacou.

Júlio Duarte

Leia também...