Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/16 às 11h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Saúde oferece primeiro curso de ultrassom em anestesiologia do DF

COMPARTILHAR

Capacitação ocorre no Gama, entre os dias 1 e 8 de julho

BRASÍLIA (30/6/16) – A Secretaria de Saúde vai oferecer o primeiro curso de ultrassom em anestesiologia do Distrito Federal. O objetivo é capacitar os anestesistas para operar o equipamento nas anestesias de bloqueios periféricos, diminuindo o risco de complicações durante e pós cirurgia.

A capacitação abriu 30 vagas, todas já preenchidas, a maioria por profissionais do Hospital Regional do Gama, onde será oferecido o treinamento. A primeira parte do curso será teórica, nesta sexta-feira (1). No sábado (2) pela manhã, os anestesiologistas terão aulas práticas, com apresentação do aparelho de ultrassom e exploração de bloqueios.

“Ao longo da próxima semana, entre os dias 4 e 8 de julho, esses profissionais irão acompanhar cirurgias ortopédicas para ver, na prática, como funciona o uso desse equipamento de ultrassom”, informa o supervisor da residência médica em anestesiologia do Hospital Regional do Gama, Marcelo Carneiro.

Foram convidados a dar palestra durante o treinamento o anestesiologista do Instituto de Cardiologia do DF, Maurício Daher, e o presidente da Sociedade Matogrossense de Anestesiologia, Diogo Leite. “Eles são expert no uso do equipamento. No Distrito Federal, poucos profissionais sabem manusear. No Hospital Regional do Gama, por exemplo, somente eu e mais três colegas utilizamos”, ressalta Marcelo Carneiro, que será um dos instrutores na capacitação.

Segundo o supervisor, a procura pelo curso foi grande e, por isso, estuda-se a possibilidade de, em breve, abrir uma nova turma para qualificar os profissionais a manusearem os oitos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Saúde.