Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/13 às 20h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Saúde promove II seminário de doenças emergentes do DF

COMPARTILHAR

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Controle de Endemias, promoverão o II Seminário de Doenças Emergentes do Distrito Federal, nos dias 10 e 11 de setembro, na Fiocruz do DF, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, gleba A, SC 04, na L3 Norte.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle de Endemias da SES/DF, Dalcy de Oliveira Albuquerque Filho, o seminário discutirá a epidemiologia e manejo clínico de hantavirose, malária, doenças agudas, febres maculosa e amarela, com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde no diagnóstico e início precoce do tratamento destas doenças tropicais.

Para o especialista, “as doenças emergentes e re-emergentes, não são muito comuns. As doenças raras sempre apresentam letalidade mais alta nas áreas de transmissão recente, pelo desconhecimento do quadro clínico, pelos profissionais de saúde, especialmente médicos, e consequente retardo na suspeita, diagnóstico e tratamento provocando sequelas irreversíveis e mortes”.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo e-mail: capacita endemiasdf @gmail.com, até o dia 6 de setembro. Os participantes deverão enviar o nome completo, profissão, registro profissional, local de trabalho, matrícula (para servidores da SES/DF), e-mail e telefone de contato.

O seminário tem apoio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Júlio Duarte