Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/21 às 16h34 - Atualizado em 8/04/21 às 16h44

Saúde publica Circular estabelecendo destinação das doses remanescentes da vacina contra a Covid-19

COMPARTILHAR

A prioridade será a idade dos profissionais; a escala de vacinação será feita pela Secretaria de Segurança Pública

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Para esclarecer quaisquer questionamentos com relação às doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19, mais conhecidas como “xepa”, a Secretaria de Saúde publicou a Circular nº79/2021, que explica que as doses remanescentes no final do dia devem ser destinadas aos trabalhadores das forças de segurança pública que estiverem compondo equipes de apoio as quais participam da segurança e organização das atividades das equipes e saúde vacinadoras.

 

Normas foram estabelecidas por meio da Circular – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A escala deverá ser confeccionada e divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), seguindo a prioridade por ordem de idade desses profissionais.

 

“O nosso objetivo é dar mais transparência no uso dessas doses remanescentes e contemplar a área da segurança pública que vem apoiando o enfrentamento contra a Covid-19”, explica o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

 

Com a publicação do documento espera-se que as pressões sofridas pelas equipes vacinadoras acabem, reduzam-se as aglomerações que se formam na esperança dessas doses no momento final da vacinação e seja atendida a recomendação do Ministério da Saúde de contemplar o grupo prioritário e não desperdiçar doses.

 

A normativa vigente do Ministério da Saúde, em Plano Nacional, menciona: “Ao final do expediente e considerando a necessidade de otimizar doses ainda disponíveis em frascos abertos, a fim de evitar perdas técnicas, direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Não deixe de vacinar! Não desperdice doses.”

 

Lembrando que os frascos enviados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), atualmente, são multidoses e não mais monodoses, por isso, ocorre a sobra de algumas doses no final do dia.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: