Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/14 às 19h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde realiza curso de capacitação sobre doação de órgãos

COMPARTILHAR

Objetivo é aumentar número de doações e transplantes no DF

A Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realiza curso para profissionais da rede pública com nível superior sobre doação de órgãos para transplante, nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Treinamento do SAMU, localizado no Parque de Apoio da SES/DF. Dentre os tópicos que serão abordados estão o diagnóstico de morte encefálica, como cuidar do paciente crítico e a comunicação de más notícias às famílias dos pacientes.

A coordenadora da Central de Captação de Órgãos, Daniela Salomão, fala sobre os objetivos do curso. “Nós queremos aumentar o número de doações e transplantes no DF para atender a demanda da população da cidade. Psicólogos, neurologistas e profissionais em terapia intensiva estão entre os responsáveis por ministrar o curso, que contará com partes teórica e prática”, explica Daniela.

A pré-inscrição já está aberta e pode ser feita nos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) dos hospitais da rede. Após a pré-inscrição, os candidatos selecionados receberão um código para acessar material didático disponível no site do SAMU, com o intuito de avaliar o grau de conhecimento dos participantes do curso.

Foram disponibilizadas 30 vagas para cada dia do curso. Daniela Salomão pede que todos os interessados se inscrevam, pois outros cursos sobre o assunto devem acontecer ainda este ano. “Nosso objetivo é fazer um curso também no segundo semestre, e queremos atender toda a demanda, mesmo que precisemos realizar o curso em mais do que dois dias”, complementa.

Para mais informações, os interessados podem ligar para a Central de Captação de Órgãos da SES/DF, nos seguintes números: 3315-1755 e 3315-1633.

Por Paulo Cronemberger, da Agência Saúde DF