Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/14 às 20h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde realiza I Encontro Intersetorial em Saúde Mental

COMPARTILHAR

Objetivo é fortalecer iniciativas governamentais e comunitárias

A Secretaria de Saúde (SES) por meio da Diretoria de Saúde Mental (DISAM) e a Associação Brasileira de Enfermagem seção Distrito Federal (ABEn-DF) promovem o I Encontro Intersetorial em Saúde Mental do DF, nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Com o tema “Diversidade e Cidadania: A Loucura na Contemporaneidade”, o evento visa contribuir para o diálogo entre os atores da gestão/atenção em saúde mental, parceiros e organizações coletivas, a fim de fortalecer iniciativas governamentais e comunitárias, além de ampliar horizontes de saberes e práticas na área.

O secretário de Saúde, Elias Fernando Miziara, participou da abertura do evento e comentou que o trabalho intersetorial da Saúde Mental se reflete tanto na diversidade das profissões quanto nas áreas de atuação do governo. “A intersetorialidade acontece mediante as parcerias dos entes públicos com a população e entre os trabalhadores, os setores produtivos e o Estado, bem como entre as agremiações e as pessoas, os vizinhos de qualquer natureza, pois ninguém e nenhum governo faz nada sozinho”, declarou.

Segundo o diretor de Saúde Mental da SES/DF, Augusto César de Farias Costa, o evento pretende reunir os vários setores do Poder Público e da sociedade. “A intersetorialidade está na genética da Saúde Mental. Nesse sentido, queremos contribuir para construção da saúde mental numa perspectiva mais ampla, atendendo a pessoa com transtorno, seja ponto de vista médico-psicológico ou em suas necessidades sociais: trabalho, educação e reinserção social”, afirmou.

Para a diretora Científico-Cultural da ABEn-DF, Daniela Martins, o encontro destina- se aos profissionais da rede pública de saúde. “Também temos parceiros da rede privada, pessoas da comunidade, estudantes de cursos de graduação e técnicos da área de saúde, além de docentes”, complementou.

Mais informações sobre o I Encontro Intersetorial em Saúde Mental no link:

http://www.aben-df.com.br/cursos_e_eventos/cursoseeventos.html

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF

Foto Renato Araújo