Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/20 às 16h51 - Atualizado em 28/05/20 às 9h24

Saúde recebe mil “Kits Dignidade” doados pela ONU

COMPARTILHAR

Os itens serão distribuídos para pessoas em situação de rua e mulheres em situação de violência familiar

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (26), a doação de 1 mil “Kits Dignidade”, com itens de higiene pessoal para serem distribuídos para pessoas em situação de rua. A doação é da Organização das Nações Unidas e aconteceu na sede da Pasta.

 

Para o coordenador de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fernando Erick Damasceno, a iniciativa é fundamental para dar dignidade à população em situação de vulnerabilidade social. “A importância dessa ação, realizada por meio de uma parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA/ONU), é de conseguirmos levar recursos mínimos de cuidados para pessoas em situações críticas de extrema vulnerabilidade”, afirma.

 

A parceria foi intermediada por meio da Diretoria de Áreas Estratégicas (DAEAP) e a Gerência de Populações Vulneráveis e Programas Especiais (GASPVP). Os kits são compostos por creme dental, escova dental, sabonete, shampoo, pente plástico, papel higiênico, absorvente íntimo feminino, toalha de banho, álcool em gel 70% de 200 ml, copo de plástico de 500 ml, mochila saco, desodorante roll on, lanterna de bolso, aparelho de barbear e máscaras de tecidos.

 

“Nesta fase tão difícil que estamos passando, há pessoas que não têm minimamente um sabonete, uma toalha, um absorvente. São itens simples, mas que, se faltarem, atingem inclusive nossa dignidade.

 

O verdadeiro valor dessa ação é enxergar essas pessoas e buscar ajudá-las em meio à pandemia”, avalia Fernando Erick. Alguns itens serão entregues de forma avulsa. Além de entregar à população em situação de rua, os “Kits Dignidade” também serão entregues para algumas mulheres em situação de violência familiar.

Leia também...