Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/13 às 12h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde terá quatro Centros de Especialidades em Reabilitação

COMPARTILHAR

“Atenção à Saúde” do Programa Viver Sem Limite, lançado pelo Governo Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) vai contar com Centros Especializados em Reabilitação (CER) para cuidados à saúde da pessoa com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Eles integrarão a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência que faz parte do eixo “Atenção à Saúde” do Programa Viver Sem Limite, lançado pelo Governo Federal.

Após a publicação da Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012, que instituiu a rede de cuidados com a pessoa com deficiência, foi criado, através de Portaria da SES-DF o Grupo Condutor da Rede de Cuidados de Pessoas com Deficiência da SES/DF. Segundo Aramy Ruffoni Guedes, coordenador do Grupo, além dos Centros de Especialidades em Reabilitação – CER, a Rede contará também com duas Oficinas Ortopédicas: a do Parque de Apoio que será ampliada e outra a ser construída na Ceilândia. Também farão parte da referida Rede leitos de retaguarda no Hospital de Apoio.

Diante do diagnóstico situacional, que levou em consideração, o perfil da pessoa com deficiência no DF, o contingente populacional e os tipos de deficiência, o Grupo Condutor apresentou a proposta de construção no DF de dois CER IV (Ceilândia e Plano Piloto), três CER III( Samambaia, Gama e Sobradinho) e dois CER II (Unidade Mista-Taguatinga, já em funcionamento e Asa Norte- CEAL), propostas essas já encaminhadas ao Ministério da Saúde para aprovação.

De acordo com Aramy Guedes, a Secretaria de Saúde terá estrutura própria a partir de 2014 quando iniciarão as construções dos CER’s que integrarão a Rede. Além do CER II nas modalidades de reabilitação física e intelectual, já em funcionamento na Unidade Mista de Taguatinga, quarta-feira (4), foi habilitado mais um dos CER II no Centro de Audição e Linguagem – CEAL na Asa Norte, nas modalidades intelectual e auditiva, informa o coordenador.
Os novos CERs terão a classificação de acordo com o número de modalidades (física, auditiva, intelectual e visual) atendidas:
CER II, CER III ou CER IV.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226