Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/13 às 17h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde zera fila de espera por Quimioterapia e Radioterapia

COMPARTILHAR

Pacientes com câncer são atendidos em no máximo dez dias

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) zerou as filas de espera por Quimioterapia e Radioterapia. Os pacientes que fazem tratamento contra câncer são atendidos em até dez dias após a solicitação da consulta no Sistema de Regulação. Na rede pública cerca de cinco mil pacientes são submetidos a tratamento contra câncer por ano.

“Esse era um grande gargalo que herdamos de outras gestões e que precisava ser revolvido”, ressalta o secretario de Saúde Rafael Barbosa. Segundo ele, a SES está investindo na compra de medicamentos e melhorando o atendimento desses casos.

Na rede pública de Saúde do DF três hospitais oferecem tratamento contra câncer. O Hospital de Base do DF (HBDF), o Hospital de Taguatinga (HRT) e o Hospital da Criança. Os tipos mais predominantes da doença são: câncer de mama, próstata, cólon e reto.

A SES/DF também possui programas para diagnóstico precoce e tratamento da doença como o Programa de detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, o Programa anti-tabaco e Programa de Cuidados Paliativos.

Outra fila zerada
A fila por mamografias está zerada desde maio e foram registradas quedas significativas nos exames de tomografia na rede pública. Atualmente 576 pacientes aguardam pelo exame, cujos pedidos entraram na Regulação neste mês. Em novembro do ano passado havia 3.059 pacientes a espera de tomografia e quase duas mil demandas por mamografia.

Alessandra Franco