Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/19 às 13h08 - Atualizado em 13/05/19 às 14h13

Começam no DF as celebrações pela Semana Brasileira de Enfermagem

COMPARTILHAR

Palestras e rodas de conversa estão na programação

 

Para celebrar a Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece em todo o Brasil entre 12 e 20 de maio, a Secretaria de Saúde promoverá inúmeras atividades científicas, como conferências, cursos, exposições, rodas de conversas, atividades comunitárias, entre outras, direcionadas aos trabalhadores de Enfermagem.

 

O tema deste ano é “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”. Segundo o diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde do DF, Luiz Antonio Roriz Bueno, o objetivo do evento é promover uma reflexão sobre a prática da assistência de Enfermagem realizada na rede pública, além de proporcionar atualização, conscientização e aperfeiçoamento sobre a temática escolhida.

 

Um dos eventos acontecerá no dia 16 de maio, no edifício sede da Secretaria de Saúde. Às 9h, haverá a mesa de abertura, com a presença de autoridades de Enfermagem. Às 11h, terá uma palestra com Gilney Guerra de Medeiros sobre “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade com ênfase na Campanha Nursing Now – Brasil”.

 

SAMU – No Samu, a Semana de Enfermagem vai de 13 e 16 de maio, sempre pela manhã, no auditório da Câmara Legislativa. Entre as temáticas a serem abordadas estão as perspectivas da Enfermagem no Brasil e as precauções especiais e dosagens para evitar evento adverso no caso de medicamentos de alta vigilância.

 

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) terá programação, nos dias 15 e 16 de maio.  Serão realizadas palestras, rodas de conversa, workshop e até encenação teatral para refletir e projetar as práticas da profissão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail hrsamneps@gmail.com.

 

PROFISSÃO – A Secretaria de Saúde tem 3.508 enfermeiros e 10.863 técnicos de enfermagem atuantes nos três níveis de atenção: Primária, Secundária e Terciária. “São estes profissionais que passam mais tempo junto ao paciente, dispensando mais cuidados”, destaca Bueno.

 

Segundo ele, os avanços da diretoria de enfermagem nos últimos anos foram direcionados para a melhoria do processo de trabalho, com o desenvolvimento de protocolos, capacitações e melhorias das condições de trabalho.

 

“Cabe destacar que a nova gestão trabalha para a continuidade dos feitos anteriores e pretende inovar com o projeto de promoção e valorização dos servidores da Enfermagem, pois se acredita que as pessoas são imprescindíveis para a existência das organizações”, frisa.

 

HISTÓRICO – A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880.

 

No dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, a data foi instituída em 1938 pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto nº 48.202 oficializando a Semana da Enfermagem.

 

REGIÃO SUDOESTE – A Região de Saúde Sudoeste deu início às comemorações da 80ª Semana da Enfermagem nesta segunda-feira (13). No Hospital regional de Taguatinga (HRT), a programação de dois dias inclui um ciclo de palestras, homenagens aos servidores e oficinas. Já a Atenção Primária levará aos servidores das Unidades Básicas de Saúde práticas integrativas, cursos de automaquiagem, massagem, relaxamento, meditação e outras atividades, entre os dias 14 e 17 de maio.

 

REGIÃO SUL – Na tarde desta segunda-feira (13), a partir das 14h, os profissionais do Hospital Regional do Gama (HRG) terão várias atividades, que incluem debates sobre os aspectos legais da segurança do paciente; a interpretação de gasometria; atualização em RCP; e política de humanização.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Artes: Rafael Ottoni/Saúde-DF