Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/21 às 16h14 - Atualizado em 9/05/21 às 20h53

Secretaria de Saúde do DF realiza consulta pública sobre o Manual GSAP

COMPARTILHAR

Documento vai orientar os Gerentes de Serviços da Atenção Primária (GSAP) nos processos de trabalho relacionados às Unidades Básicas de Saúde (UBS)

 

FIOCRUZ BRASÍLIA

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) abriu consulta pública para receber informações, opiniões e críticas da sociedade e comunidade científica sobre o Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde do DF. O objetivo do documento é dar suporte e orientar sobre a organização e a realização dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. A ideia é que esse Manual complemente as ações já em desenvolvimento pelas equipes de saúde. As contribuições poderão ser realizadas até o dia 16 de maio, por meio deste link.

 

SES/DF realiza consulta pública sobre o Manual GSAP – Foto: Divulgação

 

O Manual é um documento inédito no Distrito Federal e foi desenvolvido pela Gerência da Estratégia Saúde da Família (GESFAM). Participaram da construção do instrumento os gestores das Regiões de Saúde do DF e profissionais da Fiocruz Brasília. O documento é mais uma ação do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS). A primeira versão do Manual aborda temas como Gestão da Atenção Primária à Saúde; Gestão de Pessoas; Gestão Administrativa; Gestão Participativa e Controle Social; e Gestão do Processo de Trabalho.

 

De acordo com a gerente da Estratégia Saúde da Família da SES/DF, Raquel Cardoso, o Manual vai fortalecer o serviço já prestado hoje nas UBS. “A qualificação de gestores é fundamental para a prestação de serviços acessíveis e de qualidade na Atenção Primária à Saúde, e para a integração efetiva em redes de saúde e intersetoriais”, afirma. Para o diretor da Estratégia Saúde da Família, Ricardo Aguiar, “com a parceria firmada por meio do convênio do Qualis APS, o Manual será utilizado como recurso didático do Curso de Especialização para Gestores da Atenção Primária à Saúde”. Segundo Ricardo, já estão previstos novos conteúdos que detalhem alguns temas abordados na primeira versão do Manual.

 

O objetivo da SES/DF é aperfeiçoar o Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde a partir do resultado da consulta pública.

Leia também...