Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/13 às 13h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Secretaria de Saúde instala centenas de câmeras em hospitais

COMPARTILHAR

Até o final do ano todas as unidades regionais de saúde receberão o equipamento

A segurança dos hospitais públicos do Distrito Federal será reforçada, até o final do ano, com a instalação de 642 novas câmeras de monitoramento, quando toda a rede terá cobertura feita por 900 equipamentos.

 “Hoje temos 258 câmeras em funcionamento e estamos terminando o mapeamento para iniciar as instalações nos hospitais. Essa medida tem o objetivo de garantir a segurança dos pacientes, servidores, a proteção patrimonial e será um instrumento de gestão para avaliação de fluxo de pacientes”, explicou hoje o secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara.

O investimento do Governo do Distrito Federal para aquisição desse material foi de aproximadamente R$ 5,3 milhões e a instalação ocorrerá em diversas setores dos hospitais, principalmente nas maternidades e pediatrias, alguns locais terão câmeras de alta definição.

 “As câmeras são fundamentais para garantir a segurança da população e também para avaliarmos o tempo de permanência dos pacientes à espera de atendimento. Com ela, poderemos monitorar de perto o que acontece em toda a rede”, acrescentou Miziara.

 A expectativa, de acordo com o secretário-adjunto, é que no início de junho o Hospital Materno Infantil (Hmib) e o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) recebam os novos equipamentos de segurança, e, assim que o mapeamento for finalizado, as instalações se iniciem nas demais unidades.

 Atualmente existem 20 câmeras no Hospital do Gama (HRG), 25 no de Samambaia (Hrsam), 25 no de Ceilândia (HRC), quatro no HMIB, seis no Hran, 13 no de Brazlândia (HRBz), sete no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 158 no Hospital de Base (HBDF).