Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 16h11 - Atualizado em 11/12/19 às 19h17

Secretaria de Saúde institui o Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio

COMPARTILHAR

O objetivo é realizar ações na busca do enfrentamento ao suicídio

 

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (11) a Portaria Nº 1.003, que institui o Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio.  Ele tem como atribuições elaborar, coordenar, acompanhar e avaliar as ações de prevenção do suicídio previstas no Plano Distrital de Prevenção do Suicídio 2020-2023.

 

“Toda a população do Distrito Federal será beneficiada com a instituição e a organização do comitê, uma vez que essas ações ordenadas se tornam mais efetivas. Faremos uma ação de integração com outras secretarias e outras entidades para termos melhores resultados para esse problemática grave de saúde pública”, destaca a diretora de Serviços de Saúde Mental, Elaine Bida.

 

O Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio também é responsável por articular as ações de prevenção de suicídio com outros servidores da pasta, com as demais Secretarias do Governo do Distrito Federal, e outros setores da sociedade, como instituições de ensino superior, sociedade civil organizada, representantes da mídia, lideranças comunitárias, agentes políticos e demais interessados na temática da prevenção do suicídio.

 

A composição do comitê é feita por especialistas da área. Conta com representantes da diretoria de Serviços de Saúde Mental, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Coordenação de Atenção Primária à Saúde, dos hospitais gerais, do Hospital Psiquiátrico e Residência Médica, dos serviços ambulatoriais, dos CAPs e do Samu. Outras pessoas, servidores ou não da secretaria, poderão ser convidadas a participar do planejamento, da articulação e da execução das ações do Plano, a critério do Comitê.

 

Nivânia Ramos, da Agência Saúde