Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/16 às 19h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Secretaria de Saúde nega notícia de mutirão de colocação de DIU

COMPARTILHAR

Boato se espalho em redes sociais. Pasta esclarece que o método é usado somente para casos específicos, após triagem médica

BRASÍLIA (22/2/16) – Diante da divulgação de um falso mutirão de colocação do DIU Mirena no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), a Secretaria de Saúde esclarece que utiliza o método como contraceptivo e só faz a implantação do mesmo por meio de indicação médica para casos específicos.

“Desde a última sexta-feira (19), espalhou-se nas redes sociais que a Secretaria de Saúde estaria promovendo um mutirão para a colocação do Mirena. Mas essa informação é falsa”, esclarece a chefe da unidade de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, Lucila Nagata.

Ela explica que na rede de saúde pública do DF, a colocação do DIU Mirena é colocado apenas em pacientes com anemia crônica, hemorragias, em casos de adenomiose, endometriose e em pacientes com patologias como diabetes, doenças autoimunes e cardiopatia.

“As pacientes passam por uma triagem. O médico faz a entrevista para saber se elas realmente precisam do Mirena. As indicações também podem ser pfeitas por hematologistas, cardiologistas e endocrinologistas”, explica.