Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/13 às 18h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Regional de Saúde do Gama comemora Dia do Idoso nesta quarta

COMPARTILHAR

SES/DF desenvolve programas especiais para a terceira idade

O Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, será comemorado nesta quarta-feira (02), a partir das 9h, no estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG), com uma confraternização que reunirá os idosos atendidos na Regional de Saúde do Gama.

De acordo com a terapeuta ocupacional do HRG, Jacqueline Santiago, a ideia é sensibilizar profissionais da Regional de Saúde e familiares quanto a importância da valorização da pessoa idosa. “Essa ação pretende também estreitar as relações com a rede de apoio como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Transferência de Renda (SEDEST), os centros de orientações sócios educativas (COSE) e com os profissionais da atenção básica que trabalham diretamente com o idoso”, explicou a terapeuta.

Apresentações do Coral de Idosos do Gama, da Banda do Corpo de Bombeiros, de grupos de capoterapia e sorteios de brindes serão os destaques da comemoração.

Atendimento ao idoso na SES/DF – O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões voltadas à população mais idosa.

Em Brasília, a Secretaria de Saúde desenvolve diversos programas para promover qualidade de vida à população com mais de 60 anos de idade, estimada em 203 mil pessoas.

Criado em 1992, com o objetivo de promover a saúde, reabilitação, prevenção e tratamento de agravos à saúde desta faixa populacional, o Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Nusi) inseriu os idosos em diversos programas oferecidos pela Rede Pública de Saúde. As atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde do Homem, Programa de diabetes, hipertensão arterial, Núcleo de Saúde da mulher, automassagem, cuidados com a osteoporose e terapias corporais.

“O programa do idoso está presente nas regionais de saúde. Ele ajuda a melhorar a qualidade de vida e assistência à saúde desses pacientes. São pessoas que necessitam de atendimento especializado e de uma maior atenção”, comenta a chefe do NUSI, a reumatologista Helenice Teixeira Gonçalves.

O Nusi também oferece a população idosa o programa Escola de Avós, que tem o objetivo de sociabilizar e oferecer cuidados com a saúde e entretenimento ao idoso, por meio de encontros nas regionais. Neste mês, os encontros serão realizados em Ceilândia, Samambaia, Gama, Taguatinga, Planaltina e Santa Maria.

Comemorações – A comemoração do Dia Nacional do Idoso começou na última sexta-feira (27), na Clínica da Família, localizada na Quadra 122, de Samambaia Sul, com uma ação de saúde, que reuniu aproximadamente 30 pacientes idosos.
Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e, em seguida, fizeram uma apresentação individual para informar o que gostam e o que não gostam de fazer. Também receberam a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e contaram com serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, taxa de glicemia, orientação alimentar, além de palestra com dentista.

Em Brazlândia os idosos foram homenageados com um almoço no Restaurante Comunitário, nessa segunda-feira (30), onde uma equipe de saúde aferiu a pressão arterial e a taxa de glicose, além de orientar sobre hábitos saudáveis.

“Aqui o idoso nutre o corpo e sai do isolamento. Um verdadeiro centro de convivência”, é assim Marysol Araújo, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional de Brazlândia define o restaurante comunitário, por onde passam duas mil pessoas por dia. Os idosos chegam dez minutos antes das onze horas, quando começa o serviço e já formam pequenos grupos. Quando algum deles não aparece, os demais procuram saber o motivo da ausência.

Luís Francisco da Silva, 71 anos, que frequenta o restaurante há mais de um ano, verificou a glicose e pressão. O usuário Antônio Gonzaga, de 82 anos, também foi atendido pela equipe de saúde e elogiou o serviço.

Eliane Simeão/Ludmila Mendonça/Sheila Perru