Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/15 às 19h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Secretaria de Saúde participa de reunião nacional sobre o SUS

COMPARTILHAR

Evento contou com a participação de autoridades de diversos estados e do DF

BRASÍLIA (26/2/15) – O cenário de prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS) para os próximos quatros anos foi debatido, nesta quinta-feira (26), na Primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite 2015 (CIT), integrada por gestores nacionais, estaduais e municipais de saúde. Na pauta da abertura, o foco foi no fortalecimento da atenção básica e das residências médicas, formação de mais especialistas e tratamento de doenças como a dengue e chikungunya.

No encontro, estavam presentes o ministro da Saúde, Arthur Chioro; o secretário de Saúde do Distrito Federal e representante do Centro-Oeste na CIT, João Batista de Sousa; a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, entre outras autoridades.

Segundo João Batista, vários são os desafios da gestão. “Temos que considerar os 25 anos de SUS e temos questões muitos importantes como a gestão do sistema, da assistência, de recursos humanos. Considero que neste último item estão os maiores entraves”, frisou o gestor.

Para o secretário, é extremamente importante discutir esses temas dentro das reuniões da CIT, que ocorrem mensalmente. “Esse é um ambiente extremamente importante porque é possível a troca de experiências entre todos os gestores”, complementou.

Os participantes do evento também foram informados sobre o lançamento da 15ª Conferência Nacional de Saúde, com o título “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, e o eixo “Direito do povo brasileiro, que será realizado em Brasília, de 23 a 26 de novembro, quando ocorrerá também a 9º Conferencia de Saúde do Distrito Federal.

COMISSÃO – A CIT é formada por sete membros do Ministério da Saúde, sete secretários estaduais e sete representantes das secretarias municipais de saúde. A comissão trabalha com agendas mensais para discutir e avaliar a política de saúde e debater sobre os pactos a serem seguidos para traçar novas estratégias de elevação da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

CONASS – Os trabalhos da CIT foram iniciados hoje após ter ocorrido, nesta quarta-feira (25), o Encontro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). No Conass, que tem como membro o titular da pasta, houve a participação de todos os secretários de Saúde, à exceção do Estado de Alagoas, bem como do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Cada dirigente teve oportunidade de expor a situação do seu estado e destacar a expectativa para os próximos períodos. Durante o encontro, o secretário fez um panorama em que destacou a situação em que o DF está, endividamento com servidores, orçamento e a decretação da situação de emergência.

Confira o cronograma de reuniões da CIT:

MÊS

CIT

Março

26

Abril

30

Maio

28

Junho

11**

Julho

7***

Agosto

 27

Setembro

24

Outubro

29

Novembro

26

Dezembro

10

 

 

** Congresso Regional do Conasems Norte Nordeste – 10 a 13 de Junho de 2015 – João Pessoa /PB.

*** XXXI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – 07 a 10 de Agosto de 2015 – Brasília/DF.