Governo do Distrito Federal
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14/03/18 às 18h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Secretaria de Saúde recebe maioria dos elogios ao Governo de Brasília

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Foram 2.645 manifestações positivas

BRASÍLIA (14/3/18) – A Secretaria de Saúde concentrou 50,7% dos elogios ao Governo de Brasília no ano passado, o que representa a maioria das manifestações positivas recebidas pelos órgãos do Executivo local. De acordo com os dados divulgados pelas Ouvidorias da Saúde e Geral, foram 2.645 elogios à pasta, do total de 5.211 recebidos pelo governo.

A maioria das manifestações, 1.431, é em relação ao atendimento prestado pelos servidores na rede pública de saúde. A pasta tem investido no acolhimento e humanização, princípios fundamentais para a prestação do serviço ao cidadão.

Como exemplo da atuação bem-sucedida da Saúde e que desperta a atenção dos pacientes e acompanhantes, está a nova forma de atuação da atenção primária com a Estratégia Saúde da Família (ESF).

O brasiliense é atendido perto de casa, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e possui vínculos com a equipe. Os profissionais, inclusive, passam a conhecer o paciente de forma individualizada. O processo de conversão ainda está em andamento, mas a cobertura populacional teve um salto, em um ano, de 34% para 69,1%.

“Os elogios são em relação ao trato do servidor com a população, tanto dos que estão na ponta, no atendimento, como de técnicos administrativos, por exemplo. Enfim, é de forma geral”, destacou a chefe da Unidade Setorial de Ouvidoria da Secretaria de Saúde, Katherine dos Santos Borges.

De modo geral, há uma reestruturação na Saúde para garantir a assistência, com qualidade, ao cidadão.

As mudanças vão desde a atenção primária, passam pela secundária e chegam à alta complexidade. Fluxos estão sendo alterados, o abastecimento está sendo regularizado, mais de 6,6 mil profissionais foram contratados, estruturas físicas sendo construídas ou em reforma, entre outras melhorias.

OUVIDORIA – O total de manifestações relativas ao Governo de Brasília registradas nas Ouvidorias, que englobam elogios, reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e informações, foi de 157.573 em 2017.

Qualquer cidadão ou servidor pode registrar manifestação por meio do telefone 162; presencialmente, nas ouvidorias situadas em todos os hospitais do Distrito Federal, ou pelo site www.ouv.df.gov.br.