Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/17 às 22h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Secretaria premia nove projetos de Saúde Mental

COMPARTILHAR

Disputa envolveu 37 trabalhos

BRASÍLIA (18/5/17) – Nove trabalhos foram premiados na cerimônia de encerramento do 1° Concurso de Boas Práticas em Atenção Psicossocial realizada, nesta quinta-feira (18), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O objetivo é estimular, reconhecer e premiar iniciativas na atenção à saúde mental pública da capital.

Promovida pela Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, a iniciativa prestigiou os principais projetos da área nas categorias Infância e Juventude; Transtorno Mental e Álcool e Outras Drogas. Para a seleção das ações, a comissão julgadora avaliou os critérios de inovação e criatividade, possibilidade de replicar em outras unidades, eficiência do projeto, participação dos usuários dos serviços e custo-benefício.

A avaliação das boas práticas foi feita por representantes da sociedade civil, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde e da Universidade de Brasília (UnB). Ao final das inscrições do concurso, em 28 de abril, 37 trabalhos concorriam aos prêmios.

Segundo a diretora de Saúde Mental, Giselle Silva, o troféu entregue aos premiados, uma biruta (instrumento destinado a indicar a direção dos ventos), significa que os projetos escolhidos seguem no caminho certo.

PARTICIPANTES – A mesa de abertura do evento foi composta pela colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg; do secretário adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra; da promotora de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, Hiza Maria de Lima e da diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Giselle Silva.

Em seu discurso, Márcia Rollemberg defendeu a contínua criação de novos projetos voltados à Saúde Mental e com foco em tratamentos humanizados. “As políticas públicas nesta área trazem resultados efetivos para a população e os profissionais que promovem estas iniciativas merecem este reconhecimento, pois trabalham com empenho”, destacou.

No seu pronunciamento, o secretário adjunto ressaltou o concurso como um grande exemplo da quantidade de projetos positivos que a Secretaria de Saúde reúne. “Esse é o reconhecimento do trabalho daqueles que são os responsáveis pelo sucesso das boas iniciativas da pasta e isso contribui para motivar ainda mais nossos servidores e mostrar que boas ideias fazem a diferença”, enfatizou o gestor.

PREMIADOS – Aos escolhidos, foram oferecidos prêmios para os três primeiros lugares: entre smart TV de 40 polegadas, notebook, projeto multimídia e outros.

Na área de Infância e Juventude, foram selecionados os seguintes projetos: Promoção de Saúde Mental na Atenção Básica – Praia, de Brazlândia; Grupo de Diversidade, do Adolescentro e o Expressando Sentimentos: Intervenção Psicossocial no Atendimento a Crianças em Situações de Violências, do PAV Paranoá.

No tema de Transtorno Mental Adulto, receberam prêmios o Ecolavagem Especial e Banda Maluco Voador, do Caps II Paranoá; o DF Alfabetizado, do Caps II Samambaia e o Centro de Arte Coletiva e Terapêutica – Caco, do Caps II ISM.

Por último, na classe Álcool e Outras Drogas, foram prestigiados o Mutirão da Recuperação, do Caps AD Sobradinho; a Oficina de Geração de Renda Feito à Mão, do Caps AD Samambaia e o (Re)inserção Social: Estratégia Preponderante para a Garantia de Saúde, do Caps AD Ceilândia.

RECONHECIMENTO – Segundo o médico Luiz Fernando Marques, representante do Adolescentro, segundo colocado na categoria Infância e Juventude, receber a premiação significa que todo o esforço empregado na iniciativa tem caminhado no rumo certo.

“Essa premiação nos mostra que nosso trabalho tem feito a diferença na vida dos usuários, nosso principal foco ao atuar. Foram 13 anos para chegar nesse dia e uma pesquisa intensa para trazer soluções efetivas na Atenção Primária de Brazlândia”, revelou o pediatra do Centro de Saúde 1 de Brazlândia, premiado em primeiro lugar na categoria Infância e Juventude.

Confira as fotos aqui.