Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/12/16 às 19h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Secretaria faz compra emergencial de 86 próteses de quadril

COMPARTILHAR

Material será o primeiro a ser rastreado por número de  lote e fabricante

BRASÍLIA (28/12/16) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizou a compra emergencial de 86 próteses de quadril que irão garantir o reabastecimento da rede. A aquisição custou R$ 670.590,00, sendo que cada prótese foi comprada no valor de R$ 7.797,55. A medida foi publicada, nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

De acordo com o coordenador de Ortopedia da pasta, Nicolay Kircov,  a Secretaria irá implementar a rastreabilidade das próteses em dois momentos. Quando o material der entrada na SES e ainda, pelo prontuário médico que deverá conter a identificação da prótese. A mudança vai permitir maior controle, já que será possível saber para qual unidade de saúde foi destinado determinado lote, e também, em qual paciente foi usado.

“Itens como número de lote, fabricante, fornecedor, data e método da esterilização, características técnicas do implante serão os meios de identificação das próteses que ficarão armazenadas na Farmácia Central, e só serão disponibilizas às Regionais quando forem demandadas. Antes, o material ficava armazenado nas unidades de saúde” explicou Nicolay.

Atualmente, há cerca de 20 pessoas internadas nas unidades de saúde da rede aguardando cirurgia desta especialidade. Nicolay explica que a mudança não trará prejuízos aos pacientes, já que este tipo de procedimento é agendado previamente, e o material será liberado pela Farmácia Central no mesmo dia que for demandado.