Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/17 às 14h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Secretaria realizará eventos para o Dia da Luta Antimanicomial

COMPARTILHAR

Ações ocorrem a partir desta segunda-feira (15)

BRASÍLIA (15/5/17) – Comemorado em 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial será celebrado de 15 a 25 de maio no Distrito Federal, com uma série de eventos promovidos pela Secretaria de Saúde. A data foi estabelecida, em 1987, no Encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental realizado com o objetivo de, a partir da reunião, desenvolver políticas públicas de saúde mental.

De acordo com Giselle Silva, diretora de Saúde Mental da pasta, a data se destaca por ser um importante meio de valorização do ser humano, especialmente daqueles que apresentam sofrimento psíquico. “O movimento da Luta Antimanicomial traz à tona o questionamento aos tratamentos pautados no isolamento e métodos que ocasionam sofrimento físico e psicossocial aos pacientes e, também, aos seus familiares” enfatiza.

Para a gestora, a valorização dessas pessoas engloba os direitos à liberdade, dignidade, autonomia e acesso a serviços de saúde de qualidade e humanizados. “Nosso objetivo é estimular a sociedade a revisar preconceitos e discriminação contra os que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.”

SERVIÇOS – A Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento e tratamento aos usuários da rede pública nos Centros de Atenção Psicossocial da rede. Eles são divididos em CAPSi, para atendimento ao público infantil; Caps AD, de álcool e outras drogas e Caps II, voltado para adultos com transtornos mentais severos e persistentes.

Além destes, o Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica (Compp), Adolescentro, os hospitais São Vicente de Paulo, de Base e o Materno-Infantil, o Instituto de Saúde Mental e o Núcleo de Saúde Mental do Samu também prestam assistência à população.

As ações programadas pela pasta são voltadas para os pacientes e seus familiares, profissionais de saúde, gestores, estudantes e comunidade.

Confira a programação completa.