Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/13 às 17h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Começam obras da UPA na Regional do Gama

COMPARTILHAR

Cidade ganha UPA e CAPS e 60 pediatras serão contratados

A população do Gama que precisa do sistema público de saúde tem motivos para ficar mais tranquila. Nesta quinta-feira (24) o secretário de Saúde Rafael Barbosa, transferiu seu gabinete de trabalho para a Regional de Saúde do Gama e anunciou um pacote de serviços que irá melhorar o atendimento ao usuário.

Entre as medidas está a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Gama, de porte III, com seis mil metros quadrados e custo estimado em cerca de R$ 10 milhões. As obras foram iniciadas nesta quinta-feira e a previsão é de que a UPA seja inaugurada em fevereiro do próximo ano.

De acordo com o secretário, a unidade ajudará a desafogar a emergência do Hospital Regional do Gama. “Nos lugares onde temos UPAs, constatamos que pelo menos um terço da população que se dirigia aos hospitais foi acolhida nas unidades. Isso é muito bom, pois o atendimento se torna mais eficaz e desafoga os prontos- socorros”, destacou. Posteriormente Barbosa anunciou a implantação do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) no prédio da Policlínica, a previsão é de que os trabalhos sejam iniciados em dezembro.

No Hospital do Gama Rafael Barbosa informou sobre a contratação, por meio de concurso, de 60 médicos pediatras para as regionais do Gama e Santa Maria. Outros três médicos estrangeiros também começarão a atender no Gama. Os profissionais estão em treinamento e integrarão a equipe de Estratégia de Saúde da Família, que cuida da atenção básica na cidade, a partir da segunda semana de novembro. Em seguida o secretário visitou as obras do laboratório, que estão em ritmo avançado, com previsão para início do funcionamento em dezembro.

O secretário também inaugurou uma Unidade Saúde da Família, que integra o Centro de Saúde nº 02. Localizada na quadra 01 do Setor Sul do Gama, a unidade conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Cada uma é responsável por uma população composta por cerca de quatro mil pessoas. O local abriga 15 salas, sendo seis consultórios divididos entre médicos e enfermeiros que fazem o acolhimento.
No fim da manhã Barbosa visitou as obras do posto rural de Estratégia de Saúde da Família da DF 290, localizado na Ponta Alta de Cima, sentido Engenho das Lages, que deve ser inaugurada no dia 31 deste mês.

Toda a movimentação dessa manhã contou com a presença do coordenador da Regional de Saúde do Gama, Robson Brito e do diretor do HRG, João Tjara. Robson Brito acredita que as medidas anunciadas ajudarão a fortalecer o serviço de saúde prestado. “Temos certeza que a UPA vai nos ajudar a atender melhor o cidadão. A chegada dos médicos cubanos também será de grande importância, pois nos permitirá acolher o usuário na regional onde ele mora”, disse.

Pacote de serviços
• Início obras UPA
• Implantação CAPS na Policlínica
• Contratação 60 médicos pediatras para Gama e Santa Maria
• Encaminhamento de 03 médicos estrangeiros para atenção Básica do Gama
• Visita às obras do laboratório no HRG
• Inauguração da unidade de Saúde da Família no Setor Sul
• Visita às obras do Posto Rural de Estratégia de Saúde da Família da
Ponte Alta de cima (DF 290)

Wenya Alecrim

Leia também...