Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/18 às 14h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Secretário participa da abertura de mostra na Fiocruz

COMPARTILHAR

 

Encontro reuniu estudantes, residentes e profissionais de várias áreas. Foto: Matheus Oliveira

 

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, participou, nesta terça-feira (29), da abertura da mostra Saúde é meu lugar, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Dirigido a estudantes, residentes e profissionais de diversas áreas, o projeto visa reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde em todo o país.

 

“Essa iniciativa é importante para demonstrar que o SUS [Sistema Único de Saúde] tem muitos pontos positivos e para trazer inovações. Se queremos um SUS que seja efetivamente universal, integral e que dê assistência de qualidade, precisamos dessa discussão nacionalmente” destacou Fonseca.

 

O Saúde é meu lugar reúne trabalhos relacionados a direitos sociais, identidades territoriais, metodologias colaborativas, territórios e saúde, intersetorialidade, promoção da saúde, co-construção de fluxos, gestão, governança local, democracia participativa e controle social, entre outros.

 

“A mostra nos ajuda a reconhecer as adversidades e dificuldades e como lidar com elas. Temos trabalhado no sentido de fortalecer a formação dos trabalhadores para o SUS”, confirmou a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

 

Coordenador da mostra, Caco Xavier lembrou que foram realizados eventos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

 

Também participaram da mesa de abertura o vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Heleno Filho.

 

EVENTO – A mostra foi composta por três etapas: online (a distância), regionais (presenciais nas cinco regiões do país) e permanente, composta pelas histórias e outros produtos recolhidos, curados e armazenados (em meios físicos ou digitais), que permanecerão acessíveis a toda a população brasileira, por tempo indeterminado, no site da mostra e nas mídias sociais.

 

A mostra presencial regional teve início em junho de 2017, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG).

 

Desde fevereiro do ano passado, a mostra Saúde é meu lugar reúne e compartilha experiências de profissionais do SUS que atuam diretamente nos territórios em uma plataforma online.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde