Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/17 às 19h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Secretário se reúne com moradores de Samambaia e região

COMPARTILHAR

Encontro debateu ações em andamento para melhorar serviços de Saúde

BRASÍLIA (23/7/18) – O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, reuniu-se com moradores, conselheiros locais e gestores da Região Sudoeste, nesta sexta-feira (23), na Administração de Samambaia. O objetivo foi dialogar sobre as principais ações em andamento para aumentar o acesso da população aos serviços de saúde, além de ouvir as principais demandas da comunidade.

A região Sudoeste – composta por Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Vicente Pires e Águas Claras – possui cobertura da Estratégia Saúde da Família em 52%. São 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – 11 delas em Samambaia, onde ocorreu a reunião. Na região administrativa, existem 52 equipes ESF, sendo 47 consistidas e cinco em transição, além de 132 agentes comunitários de saúde e 14 equipes de saúde bucal.

“Samambaia já possui cobertura de 88% com equipes de transição e precisa apenas de mais seis médicos para atingir 100% de cobertura de Saúde da Família. Vamos conseguir até junho de 2018”, anunciou o secretário de Saúde, ao lembrar que a obra da 12ª UBS deve ficar pronta em setembro deste ano.

O chefe da pasta destacou a necessidade da melhoria dos processos de trabalho. Segundo ele, é necessário aperfeiçoar o acolhimento de pacientes que chegam sem agenda marcada. “Também temos que investir em estrutura e equipamentos, sendo que mais de seis mil estão sendo distribuídos em toda a rede”, contabilizou.

 Ao dialogar com a comunidade, Humberto disse que o horário de funcionamento das UBS será  ampliado até agosto. Com isso, será possível ter mais equipes trabalhando em um mesmo  espaço físico, o que possibilita a expansão do atendimento. “As equipes serão organizadas para  que todos os serviços fiquem disponíveis durante todo o horário de funcionamento”, disse.

 A Secretaria de Saúde investe na melhoria da atenção primária por intermédio da Saúde da  Família e, na atenção terciária, com a transformação do Hospital de Base em instituto,  conforme o projeto de lei aprovado recentemente na Câmara Legislativa. Depois disso, a ideia  é criar projeto para a atenção secundária, conforme explicou Humberto.

 Em visita à Samambaia para entregar escrituras, o governador Rodrigo Rollemberg aproveitou  para cumprimentar os participantes da reunião e reforçou que a implantação do Estratégia  Saúde da Família é prioridade em seu governo.

 “O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população, dando resolutividade à atenção  primária para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de casa e deixem de ir aos  hospitais, que devem concentrar os esforços nos casos graves e complexos”, enfatizou.

O chefe do Executivo local citou ainda que priorizará a conclusão das obras de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): uma em Samambaia, uma no Setor P Sul – para atender moradores do Pôr do Sol – e uma no Sol Nascente. Destacou, ainda, o término do bloco 2 do Hospital da Criança e o contrato de gestão para funcionamento do Instituto Base.
“Nós, de Samambaia, apoiamos a criação do Instituto. Sabemos que essa ação vai melhorar a saúde para todo o Distrito Federal”, finalizou o administrador da região administrativa, Paulo Silva.

Confira aqui as fotos

Leia também...