Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/17 às 18h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Secretário visita obras da UBS Modelo de Samambaia

COMPARTILHAR

Previsão é que a unidade seja entregue à população em janeiro

BRASÍLIA (4/12/17) – Uma Unidade Básica de Saúde moderna, completa, capaz de atender com qualidade uma população de 28 mil pessoas. Assim será a Unidade Básica de Saúde 12 de Samambaia. A ideia é que essa unidade seja referência na cobertura de Atenção Primária com Estratégia Saúde da Família. Todo o atendimento de Atenção Primária em Brasília está sendo convertido para a saúde da família, e a Região Sudoeste de Saúde, que engloba Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Vicente Pires, Águas Claras e Areal, é uma das áreas em que essa conversão está mais adiantada.

Neste sábado (2), o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, esteve com a superintendente da Região Sudoeste, Lucilene Florêncio, nas obras da UBS 12, que já estão praticamente concluídas. A previsão é que em janeiro a UBS já esteja atendendo os moradores de Samambaia.

Preconizada pelo Ministério da Saúde, a Estratégia Saúde da Família é considerada pela maior parte dos especialistas a forma mais adequada para o atendimento em saúde básica. É o modelo utilizado pelos países que possuem atendimento de saúde melhor e mais moderno. Pela Estratégia Saúde da Família, uma Equipe de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, equipe de enfermagem, equipe de saúde bucal e agentes comunitários de saúde atende sempre um mesmo grupo de pessoas (que, no caso do Distrito Federal, é um grupo de 3.750 pessoas).

Essa equipe passa a conhecer de perto os problemas de saúde da população que atende, sua condição social, suas características. Assim, consegue tratar com mais eficiência e de forma mais preventiva os problemas de saúde. Estima-se que mais de 80% dos problemas de saúde podem ser atendidos na Atenção Primária, sem necessidade de se recorrer a emergências de hospitais.
A superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Lucilene Florêncio; o diretor Organizacional de Atenção Primária, Lucas Bahia; e o secretário de Saúde, Humberto Fonseca
A Região Sudoeste, onde se instalará a UBS 12, constitui a maior Região de Saúde do DF. Possui 811.607 habitantes. Somente em Samambaia, são 232.386 habitantes. A cidade já tem hoje uma cobertura de Atenção Primária de 87,14% do território. Até meados do ano que vem, a meta é atingir 100% de cobertura na cidade. Em Samambaia, atuam 53 equipes de saúde distribuídas em 11 UBS.

“A UBS 12 será uma unidade modelo, de referência. Localizada em área central de Samambaia, e com uma estrutura fantástica de atendimento”, explica o secretário de Saúde. Somente nessa UBS, sete Equipes de Saúde da Família, sendo quatro com equipe de saúde bucal, farão o atendimento de 28 mil pessoas, das 7h da manhã às 7h da noite de segunda a sexta-feira e das 7h às 12 aos sábados.

A UBS oferecerá atendimento médico, odontológico, de enfermagem, consultas pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, acompanhamento de hipertensão, diabetes, obesidade, pequenos procedimentos cirúrgicos, vacinação, visita domiciliar, coleta de exames, entre outros serviços. A previsão de início de funcionamento da UBS é 15 de janeiro.