Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/14 às 12h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Semana Distrital de Prevenção de DSTs tem jovens como alvo

COMPARTILHAR

Evento também comemora o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

 

 

BRASÍLIA (24/11/14) – A Semana Distrital de Prevenção de DSTs começa nesta segunda-feira (24). O evento busca alertar sobre as formas de prevenção e os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. Na abertura, haverá um seminário sobre AIDS e Co-Infecções.

 

 

O público alvo da Semana é composto, principalmente, de jovens de Brasília. De 2008 a 2013, registrou-se, em média, 508 casos anuais de AIDS. Desses, 37% foram diagnosticados na faixa etária de 15 anos a 29 anos.

 

 

Também foram diagnosticados quatro casos masculinos para cada caso feminino, superior à média nacional (dois casos em homem para um em mulher). A situação mostra a vulnerabilidade do homem à doença.

 

 

A sífilis também teve aumento em Brasília. Até setembro de 2014, foram mais de 469 casos de sífilis adquirida, em sua maioria entre homens (72%). Sífilis congênita (crianças que nascem com a doença transmitida pela mãe durante a gestação) registrou 96 casos. Assim, ressalta-se a importância de alertar jovens, especialmente do sexo masculino, sobre os perigos das DSTs.

 

 

Durante a semana, ocorrerão ações de prevenção no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto, nos serviços de saúde da Asa Sul, do Guará, e de outras localidades de Brasília.

 

Na próxima segunda-feira (1°), as atividades se encerram com evento no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o tema “Sexualidade, Juventude e AIDS: Vamos Conversar?”, destinado para estudantes, profissionais e pesquisadores da Saúde.

 

 

 

Serviço

 

Evento: Semana Distrital de Prevenção de DSTs

Data: 24 de novembro a 1° de dezembro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.