Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/13 às 20h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Serviço Social da Regional de Saúde do Guará já realizou 1.558 atendimentos

COMPARTILHAR

Na semana em que se comemora o Dia do Assistente Social, 15 de maio, a Regional de Saúde do Guará contabiliza, desde janeiro de 2013, 1.558 atendimentos individuais realizados nas unidades de Saúde. A Regional conta com nove profissionais que acolhem os pacientes e cidadãos no Hospital Regional do Guará (HRGu) e centros de Saúde. 

Os acolhimentos realizados no HRGu são voltados para um atendimento às necessidades e riscos iminentes do paciente. Os profissionais, semanalmente, realizam visitas aos leitos do pronto-socorro e também aos pacientes internados para observação.Os profissionais lotados nos centros de saúde buscam trabalhar a prevenção e o acompanhamento de situações vulneráveis ou não, orientam indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais na busca de seus direitos sejam eles pertinentes à Saúde ou qualquer outra área.

A chefe do Núcleo do Serviço Social, Renata Carrijo, destaca que a Saúde tem sido a porta de entrada para a resolução de vários problemas para o cidadão. “Todos os dias, os nossos profissionais lidam com as mais variadas situações e diversas demandas sociais que vão desde a necessidade de uma orientação previdenciária, quanto à orientação familiar relacionadas à desestruturação da família, como acontece em casos de alcoolismo e outra drogas”, enfatiza.

O serviço social da Regional de Saúde do Guará ainda trabalha e coopera com diversas áreas como a saúde do Idoso, do Adolescente, da Mulher, Saúde Mental, hanseníase, DST/AIDS, entre outros promovendo palestras e encontros. Além de orientar nos encaminhamentos para tratamento em outras unidades de saúde especializada e sobre o Bolsa Família, no qual o SUS procura responder às necessidades de saúde (previstas no programa) das famílias beneficiadas.

Érika Bragança

Leia também...