Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/17 às 19h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Servidores das UPAs recebem treinamento sobre uso de antibióticos

COMPARTILHAR

Objetivo é minimizar internações que seriam apenas para utilizar a medicação

BRASÍLIA (14/6/17) – As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal vão passar por um treinamento em protocolos de antibioticoterapia para melhorar os fluxos internos e minimizar as internações que seriam apenas para o uso da medicação. A primeira a receber a capacitação foi a unidade de Samambaia.

Ao todo, 25 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutica de laboratório participaram da formação em Samambaia. “Primeiro, tivemos uma palestra com a infectologista Heliane Havagne, do Hospital Regional de Taguatinga, que nos mostrou o serviço do hospital dia, implementado na unidade, para onde também poderemos encaminhar pacientes para uso de medicação“, conta a chefe médica da UPA de Samambaia, Ludmilla Souza.

Depois a infectologista Eliana Bicudo apresentou protocolos de infecção do trato urinário, pneumonia e também de infecções de partes moles. “Assim, poderemos tentar seguir um fluxo através desses protocolos, aplicando na unidade”, completa Ludmilla.

Segundo a gerente de Apoio ao Serviço Fixo de Urgência, Sâmela Cristine Rodrigues, os treinamentos fazem parte do processo de desospitalização das unidades. “Vamos promover a capacitação uma vez por semana em uma UPA diferente”, informa. A próxima a receber ainda não foi definida, pois depende de disponibilidade da unidade.