Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/13 às 18h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Servidores de Samambaia fazem teste de avaliação corporal

COMPARTILHAR

Profissionais recebem orientação sobre dieta saudável

Servidores do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) tiveram nesta semana oportunidade de fazer teste de bioimpedância, para avaliar a composição corporal, o que inclui peso, massa muscular, massa de gordura e água corporal total.

A equipe de nutrição do HRSam promoveu a atividade para lembrar o Dia do Nutricionista, 31 de agosto. Além de monitorar o ganho ou perda de massas de gordura, magra e os níveis de hidratação, os profissionais receberam orientações da equipe conforme avaliação realizada.

“O teste permite uma programação nutricional que auxilia na recuperação da saúde dos pacientes hoje internados no hospital”, explica a chefe do Núcleo de Nutrição e Dietética do HRSam, Solange de Jesus Martins.

O teste de bioimpedância é feito na unidade há seis meses em pacientes internados que apresentem risco nutricional, que não estejam acamados e sem edemas, entre outros parâmetros. Juntamente com o exame bioquímico, o teste permite traçar uma avaliação e dieta mais adequadas ao paciente.

Para realizar o exame é preciso seguir algumas recomendações para melhor precisão do resultado, como estar em jejum total de três horas, estar fora do período menstrual, não realizar atividade física um dia antes, não ingerir bebidas alcoólicas, além de retirar brincos, anéis, pulseiras ou qualquer outro metal.

De acordo com a gerência de Nutrição da SES, cada hospital da rede pública conta com um aparelho de bioimpedância e o encaminhamento dos pacientes é feito de acordo com o serviço de nutrição da respectiva unidade.

Iêda Oliveira