Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/14 às 16h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Servidores recebem capacitação sobre Aleitamento Materno

COMPARTILHAR

Conhecimento será disseminado em todas regionais de saúde

O Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde iniciou, na segunda-feira (17), no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), curso de aconselhamento em amamentação para a criação de multiplicadores em todos os hospitais públicos com maternidade no Distrito Federal.

A pediatra Keiko Teruya representante do Comitê Nacional de Aleitamento Materno e as médicas Ana Maria Prigenzi e Lais Graci Bueno, do comitê de São Paulo vieram a Brasília para ministrar as aulas.

Segundo a coordenadora dos Bancos de Leite do Distrito Federal, Miriam Santos, cada regional indicou dois representantes, entre médicos e enfermeiros, para participar do curso que ocorrerá até o dia 28 de fevereiro.

“Após a conclusão das aulas, os servidores capacitarão os profissionais de suas próprias regionais. O objetivo principal dessa ação é informar as táticas de atendimento, posições, massagens e a importância da amamentação que chega a reduzir 13% da mortalidade infantil”, explica.

A coordenadora também ressalta a importância de informar o direito da mulher e da criança de ter um acompanhante e as novas práticas de cuidados com a mãe determinados pela Rede Cegonha, inseridos recentemente na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

“Com a inserção da nova portaria de cuidados com a mãe é fundamental ensinar os servidores a acolhê-la da melhor forma”, concluí Miriam.

Para a enfermeira Lia Esther Correia, da Unidade de Terapia Intensiva Neo Natal do HMIB, as aulas vão aperfeiçoar o trabalho dos profissionais de saúde que lidam com o binômio mãe/bebê. “Sempre tive vontade de aprimorar meu conhecimento técnico para melhor atender as mães porque, em geral, elas sentem muita dificuldade para amamentar”, comenta a enfermeira.

Por Ana Luiza Greca e Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226