Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/16 às 21h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

SES divulga programação do “Outubro Rosa”

COMPARTILHAR

Entre as atividades estão apresentação de bandas com mulheres vocalistas e uma ação na rodoviária do plano piloto

BRASÍLIA (11/10/16) – A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participará de 3 ações para celebrar o “Outubro Rosa”. A iniciativa acontece anualmente e trata-se de uma campanha de conscientização nacional que tem como símbolo o laço cor de rosa. O objetivo é alertar a sociedade, em especial, as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

PROGRAMAÇÃO – O primeiro evento acontece nesta quinta-feira (13) e será promovido pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) em parceria com a SES e as empresas que operam o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC).

Ao todo, cinco ônibus passarão a circular com imagens que fazem referência ao tema e, em cada um deles, um dos assentos será revestido da cor rosa, com espuma adicional e terão a mensagem “Tem coisas que você só sente se tocar. Realize o autoexame para prevenir o câncer de mama e faça essa informação circular”.

Na ocasião, a SES disponibilizará, das 09h às 15h, na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, orientações sobre as formas de prevenção, como realizar o autoexame e qual o fluxo de atendimento às usuárias da rede pública do DF.

A segunda ação promovida pela pasta, conta com a parceria da Administração Regional de Samambaia e a produtora local Frenetikus. Será realizada nesta sexta-feira (14) no estacionamento da QS 412, Conjunto B em Samambaia Norte, a partir das 17h e é aberta à comunidade.

A programação do dia contará com uma palestra de abertura oferecida pela Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste (DIRAPS) sobre a prevenção do câncer de mama e distribuição de panfletos contendo orientações acerca do assunto; apresentação de bandas regionais compostas por vocalistas mulheres.

Por fim, o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) receberá, entre os dias 24 a 27 de outubro, o II Mutirão de Reconstrução Mamária promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) com apoio da SES-DF. A ação tem o intuito de beneficiar cerca 60 mulheres com câncer que foram submetidas à retirada total ou parcial da mama. A meta da SBCP é operar 600 mulheres no Brasil inteiro.

AÇÕES REALIZADAS – No dia 24 de setembro a Unidade de Mastologia do Hospital de Base (HBDF), realizou o mutirão de mastectomia que cumpriu integralmente a meta de tratar 10 mulheres com câncer de mama que aguardavam o procedimento em lista de espera. A ação foi realizada de forma voluntária por servidores do Base, fora da escala de plantão, e contou com 5 anestesistas, 10 cirurgiões e outros 20 profissionais de saúde.