Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/14 às 12h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde oferece métodos para Planejamento Familiar

COMPARTILHAR

Palestras ensinam como evitar ou programar a gravidez

A rede pública de saúde do DF oferece vários métodos contraceptivos, entre eles, o DIU de cobre, camisinhas masculina e feminina, hormônio oral e injetável, diafragma, pílula do dia seguinte, em casos de emergência, e a vasectomia e laqueadura. Os usuários recebem orientações sobre Planejamento Familiar nos centros de saúde sobre a escolha do melhor método contraceptivo e a importância de programar a gravidez.

“A ampliação do acesso da população a esse tipo de conhecimento é uma das ações imprescindíveis para que possamos garantir o exercício dos direitos reprodutivos no país”, explica a coordenadora da Regional Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer.

No Centro de Saúde Nº8, localizado na 514/515 Sul, a palestra ocorre quinzenalmente, sempre às nas terças-feiras. Segundo a gerente da unidade, Jussara Coelho Paulo essa medida democratiza o acesso aos meios de anticoncepção ou de concepção nos serviços públicos de saúde. “Para conseguir os métodos é necessário assistir a palestra. Após o evento, é marcada a consulta para o paciente escolher a melhor maneira de se prevenir”, explica Jussara.

No Centro de Saúde Nº7, da 612 Sul, o encontro é realizado sempre na terceira quinta-feira do mês, das 7h às 8h, para interessados e pacientes que serão submetidos aos procedimentos de laqueadura e vasectomia na rede pública.

Saiba mais:
A Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, estabelece que as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os seus níveis, estão obrigadas a garantir à mulher, ao homem ou ao casal, em toda a sua rede de serviços, assistência à concepção e contracepção. Para participar do programa, procure o Centro de Saúde mais próximo de sua residência.

Ana Luiza Greca da Cunha e Ludmila Mendonça, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...