Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/03/14 às 21h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

SES participa de curso de apoio aos familiares de dependentes químicos

COMPARTILHAR

DF tem hoje cerca de 10 mil pessoas em atendimento psicossocial devido a drogas

 

O secretario-adjunto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Elias Miziara, participou nesta segunda (24) da abertura do III Curso de Multiplicadores de Ações de Apoio aos Familiares de Dependentes Químicos. A ação, que é ligada ao Plano Distrital de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas do GDF, conta com palestras sobre o tema “Ame, mas não sofra!” entre os dias 24 e 28 de março, no Estádio Mané Garrincha.

Para o secretário, a iniciativa é importante por mostrar às famílias o que pode ser feito para ajudar os parentes de usuário de drogas. “Este curso é um grande passo adiante para o Programa de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas”, comemora o secretário-adjunto.

A SES/DF conta com o apoio de nove Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Cinco dessas unidades atendem 24hs por dia a crianças, adolescentes e adultos que fazem uso indevido de substâncias químicas e do álcool. Estima-se que hoje estão em tratamento cerca de 10 mil pessoas nos CAPS AD do DF.

Segundo o Miziara, 92% das pessoas que buscam o atendimento são dependentes químicos e 70% fazem uso de múltiplas drogas. “Esses números altos reforçam, inclusive, a necessidade de se trabalhar junto às famílias dessas pessoas”, afirma Miziara.

Por Lucas Carvalho, da Agência Saúde DF.
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226