Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/13 às 19h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

SES recebe 102 caixas do Tamiflu

COMPARTILHAR

Medicamento é usado no combate ao vírus Influenza


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) recebeu do Ministério da Saúde mais 102 caixas de Tamiflu, medicamento cujo o principio ativo é Fosfato de Oseltamivir, usado no tratamento do vírus da gripe. Para garantir a eficácia máxima o antiviral deve ser usado nas primeiras 48 horas após o início da doença.

O medicamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde do DF. O medicamento é recomendado a pessoas integrantes dos grupos que tenham condição ou fator de risco como crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, obesos e doentes.

“O tratamento deve ser iniciado de imediato. Não é preciso esperar a confirmação laboratorial ou o agravamento do caso, pois não há contraindicações”, afirma a infectologista clínica da Secretaria de Saúde, Lívia Vanessa Gomes.

A infectologista também lembra os cuidados básicos para prevenção da doença. “A prevenção é baseada em hábitos simples, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar”, destaca.

Além das 102 caixas de Oseltamivir na fórmula para adultos (75 mg), entregues este mês, a SES/DF possui em estoque de 19 tratamentos para adultos, 108 de 30 mg e 10 de 45mg (fórmula infantil). Técnicos do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde monitoram os almoxarifados estaduais e, caso haja necessidade ou novas solicitações, mais remessas serão enviadas.

Jaqueline Chaves